Assemleia Deso 27 9 17

Deso: categoria define pauta de reivindicações para o ACT 2017/2018

Assemleia Deso 27 9 17No último dia 23/9, os trabalhadores da Deso, da Capital e do Interior, se fizeram presentes, na sede do Sindisan, para construírem a Pauta de Reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho 2017/2018. Como sempre, a assembleia de discussão da pauta não despertou muito interesse da categoria, o que é histórico entre os trabalhadores. Mesmo assim, houve uma boa participação, com presença maior dos companheiros do Interior.

No ponto de informes, tivemos a participação da assessora jurídica do Sindisan, Lana Iara, que passou informações sobre algumas ações jurídicas em andamento. Também falou sobre a Reforma Trabalhista proposta pelo governo ilegítimo de Temer, a necessidade de fortalecimento do sindicato e a unidade dos trabalhadores, pois se a categoria não estiver unida e organizada, há riscos de perda de algumas conquistas que a Lei garante, mas com a Reforma, passa a prevalecer o negociado sobre o legislado.

O presidente Sérgio Passos tratou da conjuntura atual, colocando que as crises do sistema capitalista são cíclicas e inevitáveis, já que as mesmas são geradas por excesso de produção e para reduzir ganhos dos trabalhadores. E citando a música de Geraldo Vandré “Para não dizer que não falei das flores”, destacou  a frase “Pelos campos há fome em grandes plantações…” para mostrar o que está acontecendo com o agronegócio, onde existe grande produção de grãos, mas essa produção fica armazenada, aguardando o aumento dos preços.

“Por isso a necessidade dessa reforma, para retirar direitos dos trabalhadores e aumentar o lucro dos patrões, sendo que os verdadeiros produtores das riquezas geradas são os trabalhadores. Então, precisamos enfrentar essas reformas e os ataques aos direitos dos trabalhadores”, disse Sérgio.

A Assembleia

Depois de algumas discussões, foi seguida a Cartilha do ACT 2016/2017, lendo-se cláusula por cláusula, fazendo as alterações necessárias  e incluindo novas cláusulas. Após quase três horas de debates, a pauta foi finalizada e aprovada pela maioria dos trabalhadores presentes.

O ACT construído na assembleia passará pela Assessoria Jurídica do Sindisan e, assim que for ratificado, será enviado para a direção da Deso. Esperamos fechar este Acordo até o dia 31 de outubro . Mas caso não haja condições para o fechamento do novo ACT até esta dada, vamos nos reunir com a direção da Deso para fazer um Termo Aditivo ao Acordo Coletivo, prorrogando o ACT 2016/2017 até assinatura do novo.

E VAMOS À LUTA!!!

Share this post