SINDISAN 2019 10 16 at 08.27.56

Dirigentes urbanitários estão na luta, em Brasília, contra PL do Marco Regulatório

SINDISAN 2019 10 16 at 08.27.56Pelo direito à água e pelo saneamento como serviço público, dirigentes de vários sindicatos do setor e da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) estão em Brasília, no corpo a corpo com deputados federais e senadores, dialogando sobre os riscos da proposta de alteração do Marco Regulatório do Saneamento.

A semana está sendo de muita luta, numa nova peregrinação no Congresso Nacional para pedir apoio das bancadas contra o Projeto de Lei 3261, que nada mais é que uma nova versão da MP da Privatização do Saneamento, apresentada por Temer e que foi arquivada em 2018, após muita pressão do movimento sindical.

O companheiro Sílvio Sá, presidente do SINDISAN, está representando os trabalhadores sergipanos do setor e também a população, que têm muito a perder com uma possível privatização do saneamento e, principalmente, do fornecimento de água, na contramão do que vem acontecendo mundo afora, onde cidades e países que apostaram na privatização estão voltando atrás e reestatizando as suas companhias de saneamento.

“A proposta do PL 3261 é facilitar a privatização do saneamento. Caso o projeto seja aprovado, os municípios abrir as concessões para que a iniciativa privada realize os serviços de saneamento, sem discutir com a população e sem passar pelas Câmaras de Vereadores. Com certeza, essa mudança acarretá aumento na tarifa e prejuízos para a população”, destaca Sílvio Sá, lembrando que a água é um bem finito essencial para a vida, e não pode estar nas mãos da iniciativa privada, que só visa lucro, não o interesse público e coletivo. “Água não é mercadoria, é vida!!, defende.