Em recado claro ao ‘mercado’, Lula diz que privatizações vão acabar no Brasil

O presidente eleito e já diplomado, Lula (PT) afirmou, na terça-feira (13), que, em seu governo, as privatizações vão acabar no Brasil. Na fala, feita durante evento de encerramento dos trabalhos realizados pelo grupo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em Brasília, Lula disse que estrangeiros são bem-vindos, mas não para comprar as estatais brasileiras.

“Vão acabar as privatizações nesse país. Já privatizaram quase tudo e vamos provar que algumas empresas públicas vão poder mostrar a sua rentabilidade”, disse Lula.

“Queremos dizer ao mundo inteiro que, quem quiser vir para cá, venha. Tem trabalho, tem as coisas para vocês fazerem, tem projeto novo para investimentos. Mas não venham aqui para comprar as nossas empresas públicas porque elas não estão à venda”, completou o presidente eleito.

A equipe de transição de Lula já havia pedido paralisação das privatizações de venda de refinarias e outros ativos da Petrobras, do Porto de Santos, da Dataprev, dos Correios e dos aeroportos de Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro.

» Leia a matéria completa no site da CUT

Lula também deu um outro “recado ao mercado” ao anunciar, na terça-feira,13, que o ex-ministro e coordenador dos grupos temáticos da transição, Aloísio Mercadante será o novo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) a partir de janeiro.

Com essa confirmação, fica claro que Lula deve pôr fim a farra dos capitalistas privatistas nacionais que vinham usando o banco de fomento ao desenvolvimento, desde Temer, para financiar privatizações e aquisições de ativos públicos, num regalo sem limites com dinheiro público. Essa é mais uma boa notícia para as companhias públicas de saneamento.