Divina Pastora: captação da Fonte dos Padres será finalmente reformada

Depois das denúncias que registramos aqui no nosso Água Quente, finalmente a direção da DESO toma a iniciativa de reformar a Captação da Fonte dos Padres, em Divina Pastora, que estava tombando de tão deteriorada, um cenário perfeito para filme de terror.

O edital já foi lançado e publicado, e a licitação ocorre no próximo dia 20/01, na modalidade “Tomada de Preços”, para as obra de execução de reformas naquela captação.

A Direção do SINDISAN reconhece como positiva a iniciativa da DESO. Sabíamos, por experiência, adquirida durante longos anos de serviços prestados à Companhia, que uma situação como aquela logo levaria o sistema de abastecimento de Divina Pastora ao colapso. E foi o que aconteceu.

Sabemos também que, infelizmente, problemas similares ou até mais graves ao daquela captação podem ser registrados em quase todo o estado, o que preocupa ainda mais pelo longo período de estiagem que assola Sergipe.

Então, fica o alerta: é alto o grau de abandono e sucateamento em que chegou a maior parte dos equipamentos e estruturas de estações, captações etc. Quase todas as unidades foram construídas nos anos 70 e não receberam as reformas necessárias, visando otimizar os seus funcionamentos. Para além disso, pesa o aumento populacional vertiginoso nos municípios.

Share this post