Ato em Sergipe e lançamento de Frente fortalecem luta contra a privatização da DESO

Trabalhadores da DESO cruzaram os braços e fortaleceram o ato

Por Iracema Corso – CUT-SE

Água é bem essencial para a vida. Água não é mercadoria e não pode ficar nas mãos da iniciativa privada numa lógica excludente gerando lucro para empresários, enquanto a população depende de água e do saneamento básico para viver com saúde. Assim, dirigentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT), o SINDISAN, urbanitários e trabalhadores do saneamento público amanheceram na porta da DESO no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saneamento Público, na terça-feira, 15 de agosto.

Em Sergipe, a manifestação na porta da DESO, organizada pelo SINDISAN, também contou com a presença de militantes do PT, do Psol, do deputado estadual Georgeo Passos e da deputada estadual Linda Brasil. Trabalhadores e trabalhadoras da DESO, mobilizados desde as 6h da manhã, participaram do protesto, que se estendeu até às 9hs.

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, ressaltou que o movimento sindical não vai aceitar a privatização da água nem o discurso fácil do Governo de tentar desqualificar a atuação dos trabalhadores da DESO.

O presidente da CUT-SE defendeu a luta unificada contra a ofensiva privatista

“Há uma tentativa criminosa e irresponsável de tentar culpabilizar os trabalhadores para justificar a entrega da DESO para a iniciativa privada. Outros governadores tentaram privatizar a DESO. Mas a defesa da água é a defesa da vida. Quero reconhecer o trabalho do SINDISAN nesta luta incansável. Se não fosse o trabalho desta diretoria, não tenho dúvida, o governador já tinha privatizado o saneamento de Sergipe. A CUT diz não à entrega do saneamento e do tratamento da água à iniciativa privada. Os trabalhadores estão atentos, nada disso interessa ao povo sergipano. E esta é uma luta de todos os trabalhadores de Sergipe”, destacou Roberto Silva.

O presidente da CUT defendeu a luta unificada contra a ofensiva privatizadora de Fábio Mitidieri que não atinge apenas o setor de saneamento, mas também mira a saúde pública. Num contexto de privatização da DESO, Roberto Silva falou sobre risco dos empregos dos trabalhadores da DESO, as perdas previstas referentes ao acordo coletivo e sobre a necessidade de manter a tarifa de água de forma que a população possa pagar.

José Rafael, dirigente do SINDISAN

O aumento da conta é outro alerta do SINDISAN impresso nas faixas de protesto: “Não se engane! Se privatizar, a conta vai aumentar!”.

O ex-presidente da CUT, Antônio Góis criticou a terceirização que já existe dentro da DESO e defendeu a abertura de concurso público tendo em vista que há necessidade de mais gente para trabalhar na DESO.

Dirigente do SINDISAN e da CUT, José Rafael, conclamou os trabalhadores da DESO a fortalecer a luta contra a privatização da empresa. “Sabemos que a nossa mobilização é fundamental para conscientizar os políticos de Sergipe. A DESO é empresa pública e deve continuar pública, não só pelos nossos empregos, mas porque a privatização da água é um problema seríssimo”.

Frente em Defesa do Saneamento Público

Em Brasília, o Dia Nacional de Luta em Defesa do Saneamento Público foi marcado pelo lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público (confira aqui o lançamento da Frente).

Iara Nascimento (ao centro) fez fala representando o CNS

Dirigente da FNU (Federação Nacional dos Urbanitários), da CUT e do SINDISAN, Iara Nascimento participou da cerimônia de lançamento da frente vestida com camisa da CUT Sergipe. Representando o Coletivo Nacional do Saneamento (CNS) e agradeceu a todas as pessoas compromissadas com esta luta.

“Mitidieri foi deputado desta Casa, hoje é governador de Sergipe. Nas eleições, ele nos visitou no SINDISAN e assinou uma carta compromisso garantindo que não ia fazer a privatização da DESO. Disse que se tivesse algum plano neste sentido, iria se reunir com o sindicato e com os trabalhadores para encontrar a melhor opção. Mas desde que assumiu o Governo, a gente não consegue ter acesso ao governador. Ele começou com PPP, hoje já fala em privatização total da DESO. A gente sabe que tem um estudo do BNDES para a privatização da DESO que está para sair a qualquer momento. A nossa luta está sendo árdua, está sendo dura. E estamos aqui por entender que esta Frente vai fortalecer a luta contra a privatização do saneamento em Sergipe e em todo o Brasil”, declarou Iara.

O lançamento da Frente também contou com a presença do presidente do SINDISAN, Sílvio Sá, e do deputado federal de Sergipe João Daniel (PT).

“Sou urbanitário, água e energia não são mercadoria”, falaram juntas todas as lideranças sindicais presentes no lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Saneamento Público. Inclusive, no Dia Nacional de Luta em Defesa do Saneamento Público, 15 de agosto, 25 estados brasileiros sofreram um apagão, conforme o Coletivo Nacional dos Eletricitários (CNE), reiteradamente avisou as autoridades e a direção da Eletrobras que poderia acontecer com o desmonte da Eletrobrás após privatização.

Ainda sobre a luta contra a privatização da DESO, a CUT em seu 15º Congresso Estadual, realizado no começo de agosto, aprovou Moção de repúdio ao governador Mitidieri e aos deputados estaduais que deram seu voto pela Lei 9.197/2023 e serão responsáveis pela entrega para a iniciativa privada, por 35 anos, da parte mais lucrativa dos serviços de distribuição de água, tratamento dos esgotos e faturamento, um modelo fracassado que já prejudicou duramente a população de Tocantins, Rio de Janeiro e Alagoas. A Moção destaca que Sergipe é o 5º Estado mais pobre da federação, onde 48% da população vivem na linha da pobreza e deixarão de ter o amparo do Estado para ter acesso à água, que é um bem essencial para a vida.

(Matéria produzida pela jornalista Iracema Corso, da CUT-SE)