jacarecica-2017

É hora de uma ampla recuperação do Perímetro Irrigado Jacarecica I

jacarecica-2017Desde o dia 13/2, a Cohidro não mais está fornecendo água para irrigação dos lotes agrícolas no Perímetro Irrigado Jacarecica I, em Itabaiana, por não haver mais nível suficiente para captar água em sua barragem.

A Companhia já vinha tomando medidas restritivas desde o mês de setembro de 2016, quando entrou em acordo com a associação que representa os agricultores do Jacarecica I, ficando acordado, com estes produtores, que o racionamento serviria para que as reservas hídricas aguentassem até o final do mês de dezembro.

Como não houve chuvas suficientes para a recuperação do reservatório, se fez necessário o desligamento até que o nível da água da barragem do Jacarecica I retome sua condição funcional.

“Com essa medida drástica devido a longa estiagem que assola a região, é preciso aproveitar o momento para, enfim, depois de mais de 30 anos, realizar uma manutenção geral nas estruturas da barragem, nos equipamentos e fazer a dragagem dos pontos de captação para quando as chuvas vierem e a capacidade de acumulação hídrica seja retomada, tudo esteja operando e funcionando cem por cento”, cobra a diretora do SINDISAN, Rilda Ferreira .