poxim2

Poxim 2: trabalhadores estão em condições degradantes

poxim2A Captação do Poxim 2 foi criada em caráter de emergência para atenuar a grave crise de  abastecimento de água por qual passava a nossa Capital, mas que assim que tudo estive normalizado, ela seria desativada, de acordo com as chefias daquela ocasião. Mas passados mais de dois anos, continua operando, de forma precária, sem as mínimas condições de trabalho e de segurança para os seus operadores.

No local, um contêiner alugado a preço exorbitante, um banheiro químico que ninguém vai fazer a limpeza e reposição, ficando impossível de ser usado, restando o mato como opção para os trabalhadores. Também inexiste área para banho, cozinha, e sequer um bebedouro, sendo obrigado o operador a levar a sua água, se quiser matar a sede.

No entanto, na área existe uma estrutura de alvenaria que, gastando-se muito pouco, a colocaria em condições infinitamente mais seguras do que o atual contêiner alugado. Infelizmente, ninguém da chefia se preocupa com isso.

Quando aparece alguns dos diversos chefes da DESO, que resolvem deixar o conforto dos seus ares-condicionados, simplesmente ficam alheios a toda situação de penúria pela qual passa os nossos companheiros.

Insegurança

A Direção do SINDISAN esteve, no último dia 07/02, na Poxim 2 e, por uma fração de minutos, não foi alvo de um assalto. Já os trabalhadores da Celi, que estavam se dirigindo à Captação para verificar algum serviço, não tiveram a mesma sorte.

Todos os seus documentos, dinheiro, relógios e telefone celulares foram roubados pelos meliantes, que infestam a região. Além de serem insultados, tiveram a chave do seu carro atirado ao mato, isto em plena manhã.

O SINDISAN questiona: é assim que colegas de trabalho merecem ser tratados, com os chefes sempre fingindo que está tudo bem e escamoteando a verdade? Sequer os consideram como colegas, os respeitem como seres humanos pais de família, que saem de suas casas para cumprir os seus deveres de cidadão trabalhador.

Seria importante que esses chefes, que só sabem cobrar do trabalhador, se colocassem no lugar desses companheiros. O que não queremos para nós, jamais devemos desejar aos nossos semelhantes.

O que a direção da DESO está fazendo para acabar de vez com aquela condição degradante em que vivem aqueles operadores, que ficam praticamente trancafiados noite adentro, por motivo de segurança, em um contêiner sem a mínima condição de habitabilidade? Até quando isso?