luta

Em 2016, estaremos juntos e na luta!

lutaCompanheiros e Companheiras;

O ano de 2015 ficará marcado pela crise violenta do sistema capitalista. São crises cíclicas inevitáveis é próprias do sistema. Elas acontecem não por falta de desenvolvimento tecnológico ou de matérias-primas

A grande contradição dessas crises é porque se produziu demais e os mercados não conseguiram absorver esta produção.

Ou seja, a abundância de produtos gera a crise, porque, no Capitalismo, a produção não é para satisfazer as necessidades humanas, mas gerar lucro para os capitalistas.

Estas crises afetam violentamente os trabalhadores – que produzem toda a riqueza da sociedade – pelos juros altos, o desemprego em massa, aumentando a insegurança e gerando a violência cotidiana, alimentado todas as mazelas da nossa sociedade.

O ano foi difícil. Mas, com muito empenho da direção, na Cohidro, estamos firmes na luta contra o desmonte sistemático da Companhia. A campanha salarial só está iniciando.

Nos SAAEs de Estância e Capela, conseguimos fechar os acordos coletivos não como gostaríamos, mas, diante da atual conjuntura, os trabalhadores aceitaram a proposta apresentada pelas autarquias.

Na DESO, a situação é a mesma dos SAAEs, mas não perdemos nenhuma das nossas conquistas históricas. E ainda estamos em negociação. Foi feita mobilização, junto com os trabalhadores, na porta da Companhia, em defesa do turno corrido para todos. Também colocamos uma campanha publicitária forte nas mídias de todo o estado contra a privatização e as PPP’s e por valorização dos trabalhadores.

Mais importante que qualquer ganho real é a unidade da categoria e a defesa do saneamento básico e em favor das empresas públicas. Dizemos não à privatização das empresas públicas de saneamento!

Em 2016, estaremos juntos e na luta!

A Direção