Plenária busca construir ato unificado contra as privatizações em Sergipe

Plenária reuniu representantes dos movimentos sindical e social

Dirigentes do SINDISAN participaram, na manhã desta terça-feira, 24, na sede da CUT de Sergipe, da Plenária de Organização da Luta Contra a Privatização da Água, da Saúde e do Serviço Público, que envolveu representantes de três centrais sindicais (CUT, CTB e CSP-Conlutas), de vários sindicatos do serviço público de Sergipe e de movimentos políticos e sociais.

Na pauta, a construção da unidade para enfrentar o processo de “Estado quase zero” implementado pelo atual governo e de demissões em massa com a privatização de serviços essenciais à população sergipana.

O presidente do SINDISAN, Silvio Sá, fez uma explanação da atual situação em que se encontra a proposta de entrega à iniciativa privada da concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário em Sergipe, apontando dados e informações do impacto negativo para a população e para os cofres públicos nos estados onde esse tipo de privatização aconteceu, com aumento exorbitante das tarifas e nenhuma melhoria nos serviços.

O presidente do SINDISAN e diretores do sindicato participaram da plenária

E enquanto se constrói um ato unificado para o mês de novembro, ficou encaminhado na plenária o apoio dos movimentos sindical e social ao ato contra a privatização da saúde, marcado para o dia 31 de outubro, às 8h, próximo ao Palácio Museu Olimpio Campos, no centro de Aracaju. Será um espaço de diálogo com a população sobre a importância dos servidores e dos serviços públicos e de denúncia acerca do processo de entrega do Estado ao setor privado.

“Vamos aproveitar a oportunidade para expor pra população que passar pelo local a defesa da DESO enquanto empresa pública essencial para a universalização dos serviços de água e esgotamento sanitários em Sergipe com tarifa justa, e a defesa dos empregos ameaçados com a privatização do saneamento. Essa é a nossa luta”, destacou Aécio Ferreira, secretário-geral do SINDISAN.

Participaram, ainda, da atividade os diretores Jorge Tupi, Sérgio Passos e Iara Nascimento, dirigente também da CUT-SE e da FNU.