Em ato na DESO, trabalhadores protestam contra a privatização e ‘queimam’ governador

Ato contou com o apoio de políticos e dos movimentos sindical e social

A DESO completou 55 anos de fundação no último dia 25 de agosto. Sem ter o que comemorar, diante da continuidade do processo de privatização da Companhia, que terá parte dos seus serviços fatiada e levada a leilão no próximo dia 4 de setembro, na Bolsa de Valores de São Paulo, trabalhadores e trabalhadoras, organizados pelo SINDISAN, protestaram, na segunda-feira, 26, em frente à sede da empresa.

O ato público contou com a participação de várias lideranças políticas e representações dos movimentos sindical, social, popular e da juventude.

“Infelizmente, o momento não é de celebrar os 55 anos dessa que é a maior empresa pública do nosso estado. O momento é de tristeza e de luto por estarmos vendo o Governo do Estado entregar ao capital privada, por 35 anos, parte dessa Companhia, construída com o suor e o sangue dos trabalhadores ao longo de cinco décadas. É lamentável ver uma empresa estratégica e vital para a população sergipana ser desmantelada para atender a interesses do mercado, e isso sem debate com o maior interessado, a população sergipana, que pagará caro essa conta lá na frente”, lamentou o presidente do SINDISAN, Silvio Sá.

Silvio Sá, presidente do Sindisan

“Mas não desistiremos. O tempo é curto até o leilão, mas seguiremos resistindo e lutando para tentar reverter essa situação e defender os interesses maiores dos sergipanos, além de buscar garantir os empregos dos trabalhadores e trabalhadoras de DESO e também dos SAAEs, que serão totalmente privatizados após o leilão da concessão”, afirmou, lembrando que o sindicato ainda tem uma Medida Cautelar sendo analisada no Tribunal de Contas do Estado e que pede a suspensão do Edital de Concorrência Pública Internacional nº 01/2024, que tem como objetivo a concessão (privatização) da prestação regionalizada dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe.

Antônio Carlos Góis, funcionário da Deso e ex-dirigente sindical

Para o ex-dirigente sindical e funcionário da DESO Antônio Carlos Góis, nada mais perverso que, no exato momento em que a companhia pública estadual completa 55 anos de um trabalho crucial de levar água e saúde ao povo sergipano, o acionista majoritário da empresa, o Governo do Estado, privatiza parte importante da sua estrutura.

“É esse o presente que o governador entreguista Fábio Mitidieri resolveu dar a população sergipana, levando a leilão parte significativa dessa empresa, que tem todo um histórico de levar água e coleta e tratamento de esgotos aos sergipanos ao longo de 55 anos de existência. Temos que lamentar e repudiar”, disse Góis.

Ao final do ato, em protesto contra o projeto de privatização da DESO e pela ameaça aos empregos dos trabalhadores da Companhia, os manifestantes atearam fogo em um caixão do governador Fábio Mitidieri, simbolizando o seu enterro como político e como gestor privatista.

Caixão do governador foi queimado

» Confira mais fotos do ato: