Repórter percorreu o Projeto Califórnia apontando os problemas

Reportagem aponta problemas graves nas áreas irrigadas

Repórter percorreu o Projeto Califórnia apontando os problemasO SINDISAN recebeu dois vídeos que estão circulando pelo Whatsapp . Trata-se de uma matéria, muito bem produzida, denunciando o abandono do Perímetro Irrigado do Projeto Califórnia, em Canindé do São Francisco. São vários os depoimentos de pequenos agricultores apontando inúmeros problemas com os sistemas de irrigação da Cohidro, a falta de água na região dos plantios e a perda de colheitas inteiras por causa da seca.

Os vídeos mostram o quanto é grave a situação no Perímetro Califórnia, com o total sucateamento das bombas, que são muito velhas e a maioria apresenta problemas, o que o SINDISAN já vem denunciando há algum tempo e cobrando da direção da Cohidro melhorias na estrutura dos perímetros e investimentos em novas bombas.

Os técnicos da Cohidro, para evitar uma piora na situação, instalaram redutores de vasão para tentar garantir ao menos 10 horas de irrigação por dia, o que foi criticado pelos agricultores.

Também fica claro na matéria que falta financiamento e mais funcionários da Cohidro para atender todos as demandas dos agricultores. Mas, infelizmente, o que se verifica é um movimento inverso por parte do Governo do Estado. Os quase R$ 4,5 milhão do Proinvest, que deveriam estar sendo investidos, os agricultores denunciam que nada chegou no Perímetro, e a Cohidro também vem dispensando funcionários.

O sindicato encaminhou os vídeos para o secretário de Estado da Agricultura, que demonstrou surpresa e indignação. Segundo informações, o secretário vai pedir explicações e solicitar providências para que os problemas do Perímetro Califórnia sejam solucionados. Esperamos que isso realmente venha a acontecer.