Rachadura crítica na ETA de Lagarto

ETAs mais parecem túmulos

Rachadura crítica na ETA de LagartoAlguns estações de tratamento de água da DESO mais parecem túmulos. Por que fazemos essa comparação? Vejamos. Túmulos são azulejados por fora, mas por dentro são só ossos e carne em decomposição. Pois bem, são exatamente lugares assim que nos fazem lembrar algumas ETAs do Interior, às vezes arrumadinhas por fora, porém, quando se vai operá-las, quase nada funciona.

Temos registros de fotos realizadas recentemente que nos dão a veracidade dessas informações. Em uma ETA da Regional Centro-Oeste relativamente nova, com apenas dez anos em operação, e outra na Regional Sul, com apenas três anos, observamos em ambas, rachaduras por todos os lugares, e isso não é tudo. Na ETA Sul existe um poço de recirculação onde a bomba não funciona desde o inicio de 2013.

Com isso não se lavam os filtros ascendentes. Isso é uma vergonha!
Citamos apenas duas, mas não pensem que o problema está restrito tão-somente a elas. Existem dezenas de ETAs exatamente com os mesmos problemas e, em vários casos, em situações bem piores.

Resultante disso, temos como consequência vários acidentes de trabalho, alguns nunca notificados pelo trabalhador (que devem ter os seus motivos, embora não concordemos), doenças ocupacionais e, por último, o produto que deveria ser oferecido a população com qualidade – a água – sai da ETA com uma qualidade duvidosa.

A ETA da Regional Centro-Oeste, para poder operá-la sem ter risco de sofrer um acidente, somente é possível pelo dia, pois à noite, com a escuridão completa reinante na área dos filtros e com diversos buracos abertos por vazamentos nos próprios filtros, fica praticamente impossível se fazer um trabalho com qualidade.

Pedimos providências urgentes por parte daqueles que tem competência para agir. Pensamos que os senhores gerentes dessas regionais não têm como cobrar eficiência aos operadores dessas referidas estações, pois deviam primeiro fazer a sua parte, e se não tem autonomia para tal, sejam humildes e técnicos, e cobrem dos diretores acima hierarquicamente.

Não fiquem se escondendo e fazendo o jogo sujo de que tudo está perfeito em suas regionais, apertando sempre aqueles que nada têm a ver com tal situação. Tenham a hombridade em fazer com que seus comandados se sintam bem em saber que podem contar com gerentes que adotam postura equilibrada, sensata, honrada e com caráter. O SINDISAN estará sempre acompanhando.   

Share this post