Reunião com a direção do SAAE de Capela aponta para avanços

No dia 28/5, a direção do SINDISAN esteve reunida com a direção do SAAE de Capela para tratar, principalmente, do pagamento do retroativo do Acordo Coletivo de Trabalho 2012/2013. Foi exposto a necessidade imediata do início do pagamento dos retroativos referentes ao reajuste do ACT 2012/2013, pois no mês de julho próximo dará início ao novo ACT referente ao exercício 2013/2014. Caso haja atraso nesses repasses, haverá acúmulos de passivos a se negociar.

Também foi discutido o não pagamento do adicional de insalubridade por parte do SAAE de Capela aos colegas que trabalham nas redes de água e também nas estações de tratamento de água, já que em quase todo país há empresas do setor pagando a insalubridade, fruto de causa julgada e sentenciada pelo STF, sendo considerada de legal direito do trabalhador.

O companheiro Edson Alemão, então, propôs que seja colocado o adicional de insalubridade como cláusula no próximo ACT. A direção do SAAE de Capela sinalizou positivamente quanto às pautas colocadas pelo Sindicato e anunciou que, assim que chegarem os cálculos definitivos do valor total da questão da retroatividade, que está sendo feito por uma empresa contratada, serão feitas as adequações necessárias com a condição financeira da empresa para depois o pagamento começar a ser feito de forma parcelada.

Em relação ao pagamento ou não do adicional de insalubridade, a direção falou que precisava de subsídios jurídicos pertinentes ao assunto em pauta e solicitou do SINDISAN que anexe pareceres técnicos que demonstrem a condição de legalidade jurídica do adicional de insalubridade.

A direção do SAAE pediu um pouco mais de tempo e que o Sindicato aguardasse os estudos econômicos de viabilidade financeira para assim começar a recuperar todos os passivos pendentes.