Falta de água no interior é grave

A DESO, apesar de afirmar insistentemente que está investindo vultosos recursos na área de abastecimento de água, principalmente nas cidades do Interior, na prática não é isso que observamos no dia a dia daquelas populações sofridas que um dia acreditou que havia seriedade nas palavras ditas pelos representantes do Governo dentro da Companhia de Abastecimento.

O que nos chega de relatos diários é constrangedor e deprimente. Cidades do porte de Simão Dias chegam a ficar sem uma gota de água durante todo um final de semana, sem qualquer resposta por parte dos responsáveis da DESO. Em Riachuelo, a falta de água passou a ser rotina. É até de se estranhar quando se tem água na tubulação. Estão brincando com a população honrada deste Estado.

Alguns funcionários dizem que, quando chove forte, a DESO não tem como tratar a água captada dos mananciais devido as enxurradas, por estar muito suja. O SINDISAN entende que mesmo que essa água contivesse metais pesados, o que não é o caso em nenhum lugar do Estado, existem no mercado recursos técnicos em abundância para se poder processar e purificar essa água, fornecendo-a à população dentro dos padrões exigidos pelo Ministério da Saúde.

O fato é que os governos passados e também este que aí está levaram a DESO a uma situação de penúria, com alto sucateamento de suas unidades de tratamento de água, sem ampliação alguma, simplesmente enterrando canos para ampliação de redes de distribuição de água com cunho meramente eleitoreiro. Como resultado, cidades inteiras sem uma gota de água durante vários dias, simplesmente porque não temos equipamentos para limpar a água que chega às estações. Um verdadeiro absurdo!

Veremos até onde isso deve continuar. O povo está cansado de belas propagandas publicitárias, onde se torra milhões do dinheiro do contribuinte, sem qualquer retorno para os cidadãos.

Share this post