Notícias da COHIDRO e da DESO

COHIDRO: não querem  pagar o retroativo

Com referência ao Acordo Coletivo de Trabalho 2013/2014, após várias reuniões entre o SINDISAN e a COHIDRO, a direção da companhia decidiu esquecer o ACT de 2013, pois assim como fez o Governo do Estado com os demais servidores, disse que só irá reajustar 2014, com o percentual sobre os salários de 6,38%, com vigência a partir de 1º de julho de 2014. Disse para esquecer também retroativo. Lembramos aos senhores diretores da COHIDRO – já que eles, no alto de seus pedestais, fingem que não sabem – que a nossa data-base é 1º de janeiro.

O Governo do Estado concedeu reajuste de 6,38% para o funcionalismo público com a promessa de implantar o Plano de Carreira, reivindicação antiga da categoria. Mas os trabalhadores da COHIDRO não têm direito a este Plano. Portanto, seria mais que justo que o Governo e a direção da companhia pagassem ao menos o retroativo aos seus trabalhadores.

* * *

DESO em Salgado está ameaçada

São fortes os boatos em Salgado sobre uma possível concessão dos serviços de abastecimento de água para a iniciativa privada. Comenta-se que o prefeito estaria preparando um projeto com esse propósito para ser enviado à Câmara de Vereadores.

Infelizmente, a DESO optou por fechar o escritório da companhia naquela cidade e os serviços que presta têm sido feitos de forma precária. Denunciamos por diversas vezes aqui no ÁGUA QUENTE e nada foi feito.

Até parece que, no fundo, o plano era este mesmo: abandonar os serviços e as unidades no interior (e até na Capital), sucatear a companhia para que a iniciativa privada venha e abocanhe os serviços de água e esgotos através das famigeradas  PPPs.

Share this post