O eSocial e o terror psicológico sobre os funcionários da DESO

Sobre o eSocial, quando a DESO convocou a direção do SINDISAN para informar que, ao cumprir as determinações do novo sistema de registro, deveria reenquadrar os funcionários em desvio de função, não havia a noção dos transtornos que causaria em parte da categoria.

A empresa repassou a informação do reenquadramento apenas aos gerentes, deixando-os a cargo de fazer as devidas mudanças. Os funcionários foram tomados de surpresa, sobretudo por conta do prazo para as adequações, que termina em outubro. Muitos funcionários estão bastante ansiosos, por conta das incertezas em relação ao novo local de trabalho.

A DESO se comprometeu em se reunir com o pessoal das Regionais para avaliar a minimização dos transtornos causados, mas as queixas são muitas.

O sindicato tem procurado dar todo auxílio aos funcionários que estão se sentindo prejudicados. É uma questão que surge bastante cautela, porque está se tratando de pessoas com mais de cinco, dez e até mais de vinte anos em uma determinada atividade.

O SINDISAN tem disponibilizado o seu setor jurídico para avaliar todas as possibilidades e buscar as vias necessárias para minimizar os danos causados.

Todavia, é preciso aguardar o desfecho dessa empreitada. A empresa alega sua necessidade de se enquadrar ao eSocial, mas a queixa está na falta de informação e dos devidos cuidados com quem precisa ser reencaminhado.