Para gerar emprego, país precisa crescer acima de 4% ao ano

“É necessário que o Brasil volte a crescer de forma bastante acelerada, ocupando a capacidade ociosa existente, e retornem sobretudo os investimentos, porque é com mais investimentos que o país conseguirá recuperar seus postos de trabalho, tanto em maior quantidade como em melhor qualidade”, afirmou o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann. A afirmação foi feita no dia 29/07, durante o lançamento do estudo Carga Horária de Trabalho: Evolução e Principais Mudanças no Brasil.

O presidente do Ipea lembrou que para gerar empregos o Brasil precisa crescer mais do que 4% ao ano. “Teríamos condições de reduzir mais rapidamente a jornada de trabalho e termos mais trabalhadores ocupados, caso o Brasil tivesse crescido de forma mais veloz, como ocorreu dos anos 1950 até os 1980, quando o crescimento da economia foi próximo de 7%”, disse Pochmann.

Ele defendeu a redução da carga horária como forma de criar mais empregos no país. “Se a carga horária oficial de trabalho for reduzida das atuais 44 horas semanais para 37 horas, o país teria condições de dar ocupação para toda a população”, disse. Mas, segundo Pochmann, isso “só seria possível caso fossem mantidos os investimentos, a produção e, também, aumentada a capacidade produtiva do país”.

O estudo mostrou que o país tem uma grande parcela de trabalhadores com carga horária bastante reduzida, de um lado, e, do outro, quase a metade de seus trabalhadores com jornadas acima de 44 horas semanais. “Uma melhor redistribuição dessa jornada permitiria mais pessoas ocupadas do que a simples redução da jornada oficial”, defendeu o presidente do Ipea.

O economista disse que dados recentes mostram que o país teve aumento de desemprego e crescimento da informalidade. “Mostram também tendência de rotatividade, que é a demissão de pessoas com os maiores salários, seguida da contratação de pessoas por salários menores”, disse. “Esse ambiente faz um desfavor ao mercado de trabalho e pouco ajuda a reduzir as diferenças”, acrescentou.

Fonte: site da CUT

Share this post