peca eta ponta dos magues

Peça corroída despenca de filtro e quase vitima operador itinerante

peca eta ponta dos maguesEstando separada apenas por algumas centenas de metros da linha costeira, a Estação de Tratamento de Água do Povoado Ponta dos Mangues, em Pacatuba, não recebe nenhum tipo de manutenção desde a data de sua fundação.

Por esta razão, a ETA, onde se faz somente a desinfecção da água proveniente de poços subterrâneos, vem sofrendo um profundo grau de deterioração, devido a ferrugem, tanto nas estruturas de concreto e muito mais nas partes metálicas, fato já denunciado aqui no nosso boletim Água Quente em outras edições.

Lamentavelmente – já que, por via de regra, nenhuma providência é tomada –, uma tragédia quase aconteceu. Devido a essas terríveis e contumazes omissões por parte da direção da DESO, na semana passada, por poucos centímetros não perdíamos, de forma trágica, um companheiro operador itinerante de ETA (assim os denominam, pois não ficam fixos em nenhuma estação, visitando várias durante o seu turno diário, para executar os serviços que se tornarem necessários).

Pois este companheiro, ao ir até os filtros para efetuar a cloração, um flange metálico, pesando aproximadamente uns 8 quilos, desprendeu-se da tubulação da altura de uns cinco metros, atingindo-lhe uma das pernas e causando um ferimento. E se atingisse a cabeça?

O sindicato já fez aqui essa denúncia antes, pois um fato semelhante aconteceu com outro trabalhador e absolutamente nada foi feito. Tudo está se deteriorando a uma velocidade absurda. Se houver um colapso total de toda a estrutura, para nós do SINDISAN não será nenhuma novidade.

Voltamos a alertar que não se trata de um caso isolado. Quase todas as unidades da Companhia carece de reparos imediatos. Confira as fotos do acidente.

Share this post