R2 Deso 01

R2 está completamente abandonado

R2 Deso 01O Reservatório dois (R2) que abastece toda a Zona Norte da nossa Capital e também o município da Barra dos Coqueiros com água potável,  encontra-se em completa ruína. Mais parece que um furacão passou ali há anos e nada foi feito depois. A importante unidade da DESO não conta mais com banheiros, portas, abrigo etc. A estrutura foi quase toda destruída pelo tempo e pela ação de vândalos.

O R2 fica exposto constantemente a meliantes que, inclusive, chegam a ameaçar o vigilante, que tenta fazer o que pode para garantir a integridade da área, mas nem sempre é possível evitar que alguns entrem na área do Reservatório para consumir drogas ilícitas ou usarem como sanitário público, bem como praticar outras ações marginais que desejarem.

Sabemos que um reservatório de tamanha importância para duas grandes regiões deveria R2 Deso 02ter a sua segurança reforçada, pois lembremos que estamos tratando de água potável que é servida a milhares de pessoas.

Em outros países, esse tipo de unidade, que reserva  recurso vital para a população, é tratado como área de segurança nacional. Por aqui, em nossas paragens, está longe disso. Vemos tudo sucumbir a ruína e ao descaso, sem que nenhuma medida seja tomada.

É bom lembrar que o R2, assim como outros reservatórios do mesmo tipo, são antigos e nunca passaram por uma reforma completa. Sendo de extrema importância, deveriam receber atenção redobrada da DESO.

Um outro sério problema é que a área do muro, que foi derrubado, já foi invadida por terceiros, que vão avançando com suas casas. Também é uma brecha para a entrada de meliantes e usuários de droga.

Ou seja, em resumo, o R2, em plena Capital, está completamente abandonado. Até quando?

 

Share this post