Assembleia Deso 02

Assembleia aprova propostas para o ACT e cobrança da Contribuição Assistencial

Assembleia Deso 02No último sábado, dia 14, na sede do SINDISAN, os trabalhadores da DESO, com boa presença, mais uma vez, dos companheiros do interior, foi realizada Assembleia Ordinária, para discutir as propostas dos trabalhadores para o Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2021.

Num primeiro momento, houve debate sobre a conjuntura nacional, principalmente relacionado ao setor de saneamento, já que o governo federal defende uma política de privatização de todas as estatais e entrega das riquezas naturais para as grandes multinacionais.

Foi debatido também a necessidade de trazer a sociedade para o lado dos trabalhadores da DESO, mostrando que os governos federal e estaduais já manifestam interesse em privatizar as suas companhias de saneamento, como São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Minas Gerais, além das parcerias público-privadas, que são uma janela para a privatização.

Foi colocado que, diante dessa conjuntura difícil, a diretoria do SINDISAN já começou a dialogar com os deputados estaduais, entre outras ações, como a realização de uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Aracaju, no dia 1º de outubro próximo, com apoio do vereador Américo de Deus. Também o sindicato dará início ao diálogo com os prefeitos sobre os perigos da privatização da DESO para as pequenas cidades sergipanas.

ACT e Contribuição Asssitencial

Sobre as cláusulas econômicas do ACT, ficou o indicativo para que todas elas sejam negociadas com base no mínimo do INPC do período – como vem acontecendo nos últimos anos – e avançar com ganho real em algumas cláusulas.

Houve um grande debate sobre a cobrança da Contribuição Assistencial em favor do sindicato. Diante dos riscos de privatização da Companhia, é preciso que os trabalhadores contribuam com 3% do salário-base, em três parcelas de 1%.

Diferentemente dos anos anteriores, a direção do SINDISAN, os representantes sindicais e os trabalhadores que têm compromisso com a luta contra a privatização vão de unidade por unidade da DESO colher as assinaturas autorizando o desconto em folha da Contribuição Assistencial. A proposta foi aprovada por ampla maioria.