edvaldo nogueira

Problemas da DESO nem sempre são causados pela Companhia

edvaldo nogueiraO Prefeito de Aracaju, de uns tempos para cá, começou a bater na DESO em emissoras de rádio e de televisão do estado. Não se sabe com que objetivos (ou até se sabe!), mas o prefeito adotou como um de seus principais alvos de ataques constantes a Companhia de Saneamento de Sergipe; vociferando insatisfações e chegando até a ameaçar com a não renovação da prestação de serviços de fornecimento de água e esgoto, mas é bom lembrar que, durante a campanha eleitoral, ele assinou uma carta-compromisso onde se compromete em não passar a concessão para a iniciativa privada. Mas, para além disso, já ameaçou de acionar judicialmente a DESO sempre que achar que algo não foi feito da forma que ele acha correta.

Esbravejar e denunciar coisas erradas são direitos de qualquer cidadão de bem, porém, o que se nota é que, dos transtornos causados pela DESO quanto às suas tubulações pelas ruas de nossa Capital, a maioria é causada justamente pelas empresas terceirizadas a serviço da própria Prefeitura. O prefeito talvez esteja mal assessorado e, por isso, não tem conhecimento dessa situação.

A DESO, por sua vez, parece sofrer de alguma síndrome de cachorro vira-lata, que vive a apanhar e correr, ao não divulgar essas verdades. Como sempre, fica na defensiva quanto a essas denúncias do prefeito e não vai à imprensa contra-argumentar. Com isso, a população, que sofre com os problemas, com razão, cai de pau e pedra em cima da DESO, que, quando sua assessoria vai perceber, o estrago já está feito.

Lamentável tudo isso. Em tempos difíceis como esse, em que a qualquer mínimo problema com empresas públicas já se fala em privatização, cada um deveria assumir as suas responsabilidades. O Setor de Comunicação da DESO deve, urgentemente, rever os seus conceito e, em lugar de ficar sempre na defensiva, deve informar quem de fato são os culpados pelas várias interrupções dos serviços da Companhia. Que a justiça seja feita.