Congresso dos urbanitários debate temas de interesse da categoria e elege nova diretoria da FNU

Entre os dias 28, 29 e 30 de julho, delegados e delegadas dos sindicatos urbanitários de todo o país participaram do 23º Congresso da Federação Nacional dos Urbanitários, realizado em Brasília. O evento teve início com a Plenária Nacional dos Urbanitários e reuniu dirigentes de sindicatos filiados à FNU que representam trabalhadores e trabalhadoras das categorias dos eletricitários e de saneamento, gás e meio ambiente.

Durante o dia 28, quando foi realizada a Plenária, os urbanitários(as) debateram a conjuntura atual do ramo que enfrenta um momento de desmantelamento das empresas públicas, com a privatização da Eletrobras e de companhias de saneamento em vários estados.

Na mesa de abertura estavam presentes: Pedro Blois, presidente da FNU; Paulo de Tarso, presidente da CNU; Rodrigo Rodrigues, presidente da CUT-DF, representando Sérgio Nobre (presidente da CUT Nacional); João Maria, presidente da Furcen; Esteliano Pereira, presidente da Fruse; Hélio Anomal, vice-presidente da Fruse; Adriana Dantas e José Josivaldo, representantes do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens); Milton Resende e Marcelo Fiorio, representantes da CUT Nacional.

Para o atual presidente da FNU, Pedro Blois, os urbanitários precisam estar unidos e lutar de forma estratégica em defesa dos serviços públicos e das privatizações.

Todos os integrantes da mesa fizeram falas contra as privatizações e foram enfáticos nas críticas ao presidente Jair Bolsonaro responsável pelo processo de venda do patrimônio público, em especial da Eletrobras. Eles também ressaltaram a importância de, no pleito de outubro, se eleger presidente da República comprometido com a democracia e a participação social, assim como parlamentares, nas esferas federal e estaduais, que tenham esse mesmo compromisso. A eleição do pré-candidato Lula foi apontada como a forma de se superar os retrocessos aos quais o país foi submetido desde 2016 e para que seja retomado o caminho das mudanças no Brasil.

Também a revogação da Emenda Constitucional – EC 95 – e da Reforma Trabalhista, assim com a rediscussão da reforma trabalhista, foi ainda apontada como medidas muito importantes a serem tomadas em um novo mandato na presidência da República.

Análises da conjuntura

Na sexta (29) e no sábado (30), já durante a realização do 23° Congresso, foram feitas análises de conjuntura dos setores de energia e saneamento e da importância da luta pela reestatização da Eletrobras e em defesa do saneamento público, respectivamente por Fabíola Antezana (vice-presidente da CNU e dirigente do Stiu-DF) e Fábio Giori (secretário de saneamento da FNU e dirigente do Sindaema-ES).

As companheiras Leila Nascimento Novais Luiz e Neiva de Souza Braga, diretoras da FNU, falaram dos desafios da secretaria de Mulheres e Juventude, para se fortalecer nos espaços de luta, onde a capacidade de fazer política ainda é muito subestimada.

“Nossa luta diária é intensa, para fazer valer nossos direitos, dentro e fora desses espaços, na maioria das vezes, nossa participação nas construções internas, são apenas para cumprimento das cotas de gênero, ainda estamos longe de participar com igualdade e respeito, da política de ação que busca de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse Leila.

Homenagem e eleição da nova diretoria

O 23º Congresso da FNU recebeu o nome de “Drauzio Rodrigues de Macedo e Lauro Eduardo Mascalubo Xavier”, em homenagem a dois diretores da atual diretoria da FNU que perderam suas vidas durante a pandemia de Covid-19.

E os mais de 60 delegados e delegadas participantes do 23º Congresso Nacional da FNU (Federação Nacional dos Urbanitários) elegeram Pedro Damásio Costa Neto, atual diretor de Assuntos Jurídicos da CNU – Confederação Nacional dos Urbanitários – e diretor Financeiro do Sintern – Sindicato dos Trabalhadores do Setor Elétrico do Rio Grande do Norte, para a presidência da Federação no período 2022-2026. A eleição da nova diretoria da FNU, composta de 31 companheiros e companheiras que concorreram em chapa única, aconteceu na tarde do sábado (30), no encerramento do 23º Congresso.

A companheira Iara da Costa Nascimento, diretora de Administração e Finanças do SINDISAN, foi eleita 1ª Secretária-Geral da FNU. A eleição de uma mulher para ocupar este importante cargo da Federação não acontecia há 22 anos, quando, na eleição realizada durante o 25º Congresso Nacional dos Urbanitários, de 15 a 18 de junho de 2000, em Luziania (GO), foi eleita como Secretária-Geral Sônia Latge Milward de Azevedo, dirigente do STIU-RJ.

» Confira os nomes da nova diretoria eleita:

Presidência

Jedilson Silva Barbosa de Oliveira – STIU – Amapá

Wilton Maia Velez – STIU – Paraíba

» VEJA AQUI A GALERIA DE FOTOS DO 23º DA FNU

(Com informações do site da FNU)