Rogério e Fábio assinaram a Carta Compromisso do SINDISAN

Na defesa do saneamento básico como direito humano da população, contra a privatização da DESO e fortalecimento da COHIDRO, o SINDISAN elaborou a Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental e Bem Público, com contribuição do engenheiro civil da DESO Rodrigo Fernando e revisada por membros da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU).

O documento foi entregue, ainda no início no primeiro turno, a todos os candidatos que pleiteavam o cargo de governador do Estado. E todos, à exceção do candidato Fábio Mitidieri (PSD), assinaram a Carta ainda no primeiro turno: Valmir de Francisquinho (PL), Aroldo Félix (UP), Niully Campos (PSOL), os senadores licenciados Rogério Carvalho (PT) e Alessandro Vieira (PSDB), Elinos Sabino (PSTU) e Dr. Cláudio Geriatra (DC).

Definido o segundo turno entre os candidatos Rogério Carvalho e Fábio Mitidieri, o petista manteve sua posição em relação ao compromisso assumido no primeiro turno com o SINDISAN, de fortalecimento da DESO e da COHIDRO, diálogo permanente com o sindicato e os trabalhadores, melhoria da gestão e busca de investimentos para tornar a companhia sustentável economicamente, descartando qualquer forma de privatização.

Já Mitidieri, candidato do governo, buscou o diálogo com o SINDISAN apenas no dia 18/10, quando esteve na sede do sindicato para colocar o seu posicionamento e assinar a Carta Compromisso. Na ocasião, assegurou ser contrário à privatização da DESO, e que qualquer decisão a ser tomada em relação à empresa, não o fará sem antes dialogar com seus funcionários. No entanto, deixou claro que não abrirá mão das parcerias público-privadas (PPP) para melhorar a eficiência da Companhia, não explicitando como serão essas parcerias.