reuniao com edvaldo

SINDISAN e Edvaldo discutem contrato da concessão entre Prefeitura e DESO

reuniao com edvaldoNa tarde da terça-feira, 25, dirigentes do SINDISAN, juntamente com o deputado federal João Daniel (PT) e o vereador da Capital, Camilo Lula (PT), estiveram reunidos com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PCdoB), para tratar da importância de se firmar o contrato de concessão entre a Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO e o município de Aracaju e também sobre a defesa das empresas públicas. A reunião foi intermediada pelo mandato dos dois parlamentares.

O presidente do SINDISAN, Sílvio Sá, agradeceu aos dois petistas pelo apoio às lutas do sindicato e pela intermediação junto ao prefeito. Também agradeceu a Edvaldo pela abertura do diálogo e lembrou da carta-compromisso em defesa da DESO como a empresa pública responsável por prestar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário aos aracajuanos, e que ele assinou ainda durante a campanha eleitoral. “Tudo o que eu assino, eu cumpro”, assegurou Edvaldo Nogueira.

“Mostramos também ao prefeito a nossa preocupação em relação ao Projeto de Lei 3.261/19, que tramita no Congresso Nacional, que mexe para pior no marco regulatório do saneamento, e que já foi aprovado nas duas comissões. Esse PL altera dois itens dos marcos e que são de muita gravidade para as companhias públicas de saneamento: quebra dos contratos de programas das companhias com os municípios; e mexe com a titularidade das concessões, que deixam de ser dos municípios e passam a ser da União”, apontou Sílvio Sá.

Ele também expôs para o prefeito dados importantes sobre a arrecadação da DESO, a abrangência de cobertura de água tratada e de coleta e tratamento de esgotos na Capital, números que colocam Aracaju como a primeira no Nordeste em cobertura dos serviços de saneamento.

“Estamos trabalhando no contrato para que seja bom tanto para a Prefeitura quanto para a DESO. Em breve nós estaremos assinando esse contrato. É um apelo do sindicato e que nós ouvimos prontamente. A DESO é uma empresa importante para o desenvolvimento do estado, uma empresa estatal que é importante para o crescimento das cidades e de Aracaju, que detém 60% da arrecadação da companhia. Não podemos enfraquecer essa empresa tão importante para o desenvolvimento e progresso de Aracaju”, destacou Edvaldo.

O presidente do SINDISAN parabenizou o gestor municipal pela postura. “Avalio como muito importante, porque Edvaldo sabe que saneamento básico é essencial para se evitar doenças, cuidar do meio ambiente, além de ser um trabalho social e de infraestrutura. Nossa preocupação é que, sem esse contrato, poderíamos perder para a iniciativa privada, que tem interesse nas cidades maiores. A proposta do novo marco regulatório trará precarização dos serviços, os municípios pequenos sofreriam com o aumento da tarifa, entre outras questões. Então é de fundamental importância esse diálogo. O prefeito sinalizou que, em breve definirá a data para sacramentar o contrato, que será essencial para que cada vez mais tenhamos a melhoria dos serviços entre DESO e Prefeitura”, frisou Sílvio Sá.

SINDISAN Image 2019 11 25 at 19.31.542