13oCecut 01

SINDISAN presente no 13º Congresso da CUT/Sergipe

13oCecut 01Durante dois dias (31/7 e 01/08), trabalhadores e trabalhadoras do campo e da cidade participaram do 13º Congresso Estadual da CUT/SE, discutindo a conjuntura política e econômica e a realidade da classe trabalhadora local e nacional.

Também discutiram teses e aprovaram propostas a serem encaminhadas ao 12º Congresso Nacional da CUT – que acontece entre os dias 13 e 17 de outubro deste ano –, aprovaram o plano de lutas da Central em Sergipe e também elegeram a nova direção que vai comandar os rumos da central até 2019.

O SINDISAN participou do 13º CECUT com seis delegados, que apresentaram propostas da categoria sobre o setor de saneamento para Sergipe e para o Brasil, que foram aprovadas e serão levadas para o 12º CONCUT.

O sindicato também teve eleita para dirigir a Secretaria de Meio Ambiente da CUT/SE a companheira Iara Nascimento.

O presidente reeleito da CUT/SE, Rubens Marques de Sousa, o Dudu, considerou, em sua análise, que o movimento sindical deve se superar para vencer o desafio posto da conjuntura adversa. “A nova direção assume numa conjuntura complicada para o mundo do trabalho, uma vez que tanto a classe patronal quanto os gestores públicos tentam jogar na conta dos trabalhadores os efeitos da crise econômica criada por eles. Neste sentido, o mandato será desafiador e exigirá muita disciplina e capacidade de interferir na realidade’”, disse Dudu.