Perfuratriz da Cohidro em ação ajudando no combate à seca

Tempo provou o acerto de manter COHIDRO como empresa pública

Perfuratriz da Cohidro em ação ajudando no combate à secaHá dois anos, o governo de Jackson Barreto colocou a COHIDRO na lista das empresas estaduais que iriam ser extintas ou incorporadas a alguma secretaria. Na época, o SINDISAN e a Associação dos Servidores da Cohidro (ASC) fizeram mobilização intensa, dentro e fora da Companhia, contra a iniciativa do governo estadual.

Na abertura do Carnaval, trabalhadores participaram do Bloco Siri na Lata com faixas e defendendo a Companhia, dialogando com a população sobre a sua importância estratégica para o Estado; tivemos reuniões com vários deputados estaduais, onde foi passado um documento mostrando a viabilidade técnica e financeira da COHIDRO, com os números da produção, nos Perímetros Irrigados, de frutas, verduras e legumes vendidos dentro e fora de Sergipe, gerando divisas para a economia sergipana.

Também foi demonstrado o impacto da produção dos perímetros irrigados pela COHIDRO no custo da cesta básica de Sergipe, uma das mais baixas do país, segundo o Dieese, assim como a importância das perfurações de poços, levando água para os povoados onde a DESO não alcançava, complementando a sua rede.

Com estes argumentos e uma forte campanha nas ruas e nos meios de comunicação, através de entrevistas em rádios e TVs, o debate sobre a viabilidade da COHIDRO se intensificou e os deputados estaduais foram convencidos da importância de não se extinguir a Companhia e, numa sessão na Assembleia Legislativa, todos foram contra a extinção. Também conversamos com o vice-governador Belivaldo Chagas sobre a questão.

“Por uma dessas ironias do destino, veio um período prolongado de estiagem e Sergipe sofreu com uma das mais severas crises hídricas de sua história. A COHIDRO, com o trabalho de seus técnicos e usando suas perfuratrizes, realizou um trabalho de extrema importância no interior sergipano, perfurando poços e levando água para amenizar o sofrimento nos povoados e áreas mais secas, inclusive, reforçando os sistemas da DESO”, lembra Sérgio Passos, presidente do SINDISAN.

“Valeu a pena a luta do sindicato junto com a ASC e de todos os servidores, envolvendo toda a população sergipana e conseguindo que a COHIDRO não fosse extinta. Hoje, o próprio Governo do Estado reconhece a sua importância e vem investindo mais na Companhia, porque sabe que ela dá retorno para a sociedade”, enfatiza Rilda Ferreira, diretora do SINDISAN e servidora da COHIDRO.

Fica esta reflexão para que o Governo do Estado, assim como fez com a COHIDRO, também fortaleça as nossas estatais, como a DESO, Sergas e Banese, não privatizando nenhuma. Com certeza, o retorno virá.