Sindicato mobiliza trabalhadores e realiza ato contra privatização

ato sindisan deso 2No último dia 11/5, os trabalhadores da Deso, com o apoio de vários sindicatos, de centrais sindicais e movimentos sociais, realizaram ato de protesto contra o andamento das reuniões entre representantes da Companhia, do consórcio Sanear Brasil e do BNDES, dando posseguimento aos estudos de viabilidade econômica que definirá o modelo que será adotado com vistas à privatizar a Deso.

O ato foi deliberado em assembleia realizada no dia anterior, no pátio da sede da Companhia.

Para Sérgio Passos, presidente do SINDISAN, a categoria está permanentemente mobilizada e atenta aos movimentos do governo, que continua com o seu cronograma privatista.

“Vamos continuar firmes com a tarefa de denunciar à sociedade essa tentativa de entregar o maior patrimônio dos sergipanos, que é a Deso, para a iniciativa privada. O governador Jackson Barreto precisa compreender que a Deso não pode servir de moeda de troca em negociatas com o governo golpista de Temer, que está entregando o país ao capital internacional e arrebentando com os trabalhadores. A Deso é do povo”, afirmou Sérgio Passos.

O presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o Professor Dudu, apoiou o ato do SINDISAN e parabenizou o sindicato e a categoria pela mobilização.

“Os trabalhadores da Deso deixaram claro o seu recado: não querem a privatização de jeito nenhum. Não tem negócio. A voz desses trabalhadores precisa ecoar para o governo federal, em Brasília, e para o governo estadual aqui em Sergipe”, disse.

Ainda durante o ato, por volta do meio-dia, a direção do SINDISAN, que estava toda ela mobilizada na Deso, foi surpreendida com a liminar, entregue por um oficial de Justiça, suspendendo a eleição sindical que estava marcada para o dia seguinte (matéria na capa).

“Ou seja, estávamos em plena ação de luta contra a privatização da Deso e em favor da categoria quando aconteceu isso. Então, vale perguntar a quem realmente interessa essas coisas. À categoria é que não é”, alertou.