Audiência Pública defende Eletrobras como estatal e futuro do Rio São Francisco

Foi realizada, no âmbito da Comissão Parlamentar de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e Amazônia (CINDRA), presidida pelo deputado federal João Daniel (PT/SE), audiência pública em defesa da Eletrobras e contra os prejuízos que a sua privatização pode causar ao Rio São Francisco e à população ribeirinha.

A audiência, de iniciativa do deputado sergipano, ocorreu no dia 11/5, na Sala das Comissões da Câmara dos Deputados, em Brasília, quando parlamentares e agentes em defesa da estatal se mobilizaram para detalhar a importância para o povo brasileiro ter uma Eletrobras forte, pública e alinhada aos interesses da população.

De acordo com João Daniel, há um grande risco para o país com a perda do controle público da Eletrobras, tanto na questão da soberania do setor elétrico, quanto ao perder o comando da grande malha fluvial nacional.

“Sem esquecer dos possíveis prejuízos que essa venda poderia gerar para os nossos conterrâneos sergipanos e nordestinos que dependem do Rio São Francisco para sustentar a cadeia econômica local”, alertou o petista.

Voz de Sergipe

Um dos convidados a falar na Audiência Pública, o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, abordou, em sua apresentação, os impactos socioeconômicos nos usos múltiplos das águas que abastecem as hidrelétricas do sistema Eletrobras, especialmente no Nordeste, focando no estado de Sergipe.

Silvo defendeu a manutenção da empresa como pública, a serviço do povo e como garantia da soberania nacional e falou, também, do potencial de energia e da importância do programa Luz Para Todos para a população rural, indígenas, quilombolas e assentados.

(Com informações da assessoria do parlamentar)