3a caminhada da agua 01

Caminhada da Água e defesa da Previdência unificam trabalhadores e movimento sociais

3a caminhada da agua 01Uma tarde para entrar para a história das lutas de classe em Sergipe. No dia 22 de março, Dia Mundial da Água, a mobilização feita pelo SINDISAN se agregou a outras forças dos movimentos sindical, populares e da sociedade civil organizada, que foram para as ruas não só para defender que “Água é direito, não mercadoria”, mas também para fortalecer o “Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência”. Outras bandeiras, como a defesa do patrimônio público, contra as privatizações do setor de saneamento e contra a entrega das riquezas naturais e minerais do país também foram levantadas em meio à III Caminhada da Água, organizada pelo sindicato.

Já na concentração, em frente à sede da Companhia de Saneamento de Sergipe, a multidão presente pode se energizar ao som e ritmo da dança do Toré, feita pelos índios da tribo Xokó, da Ilha de São Pedro – Porto da Folha, que participaram ativamente do ato. Foi um momento de muita beleza e força que animou a saída da grande marcha em direção ao centro da Capital, animada também pelos tambores e percussão do grupo afro-quilombola Haussas.

3a caminhada da agua 02“Foi, sem dúvida, um momento para não esquecermos. Sindicatos, trabalhadores, entidades do movimento social e populares dando as mãos e fortalecendo a luta em torno de duas pautas importantes e caras para toda a sociedade, a defesa da água e da Previdência pública. Há muito tempo não vejo essa unidade entre forças da cidade e do campo, o que mostra que a luta por direitos está mais forte que nunca e que vai haver resistência tanto à entrega dos nossos aquíferos, às privatizações e também à proposta de Reforma da Previdência, que destrói o nosso direito a uma aposentadoria digna. Vai ter luta”, aponta Sílvio Sá, presidente do SINDISAN.

O presidente da CUT/SE, Rubens Marques, o professor Dudu, destacou que a Caminhada da Água já está no calendário do movimento sindical e que a unificação dos atos mostrou-se acertada.

3a caminhada da agua 03“Aceitamos unificar o ato contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro e Contra as Privatizações com a III Caminhada da Água, realizada pelo SINDISAN, não só pela defesa da DESO, mas também contra as privatizações. É importante colocar pressão sobre Belivaldo. Em campanha ele disse que não ia privatizar, mas já sabemos que está na pauta do governo privatizar a DESO, o Banese e a Sergás. Contra isso, a classe trabalhadora vai pra cima”, disse Dudu.

“E enquanto estiver na pauta a Reforma da Previdência, também precisamos pressionar deputados e senadores. Não é tarefa só do movimento social e sindical lutar contra essa reforma, que vai acabar com a aposentadoria do povo brasileiro”, enfatizou o sindicalista.

A marcha foi finalizada em frente à unidade da Previdência Social, na Avenida Ivo do Prado, onde um grande ato foi realizado, parando o trânsito para chamar a atenção pela luta em defesa da Previdência pública.