protesto saocristovao 2

Com constantes falta de água, população protesta nas ruas

protesto saocristovao 2De janeiro até agora, a população da cidade de São Cristóvão que é abastecida pela captação do Rio Comprido, vem sofrendo com desabastecimento de água. Tem faltado água na cidade por três ou quatro vezes, sempre de oito em oito dias. Da última vez, foram 15 dias sem ter água nas torneiras e caixas d’água.

Houve vários protestos por parte da população, que fechou ruas e avenidas e ateou fogo em pneus, galhos de árvores e móveis velhos. O protesto chegou, inclusive, à Câmara de Vereadores do Município, onde populares fizeram muito barulho para chamar a atenção das autoridades, a ponto do presidente da Casa ter que encerrar a sessão.

Em visita realizada por diretores do SINDISAN, constatou-se as precárias condições dos maquinários, com as bombas funcionam em péssimas condições. Dessa vez a bomba parou porque retiraram uma peça da mesma e chegaram até a fazer ligação direta, mas ela começou a funcionar e parou.

Depois os trabalhadores do SAAE tomaram a frente do serviços, providenciando as peças e colocaram a bomba em funcionamento. Bravos trabalhadores, que são desrespeitados nos seus direitos, mas são os que realmente trabalham e que sabem fazer o serviço.

Esta bomba que funciona mas não funciona no SAAE foi emprestada por outra empresa de saneamento (a DESO), e foi emprestada sem prestar, pois estava num canto sem funcionar. A antiga que foi retirada era melhor.

CPI NA CÂMARA

Em entrevista a uma emissora local, um vereador do município declarou que irá pedir uma CPI na Câmara para detectar os problemas existentes no SAAE, o que achamos muito difícil, uma vez que a bancada do prefeito é maioria. Os problemas estão ai, só não vê quem não quer!

E ainda falando da entrevista, um ouvinte ligou para a emissora e informou que  vereadores, em pronunciamento na Câmara, disseram que a informação é que há uma bomba reserva, que está em uma empresa, em Aracaju, sem poder ser retirada por falta de pagamento, algo em torno de R$ 7.000,00.

Disse o ouvinte, ainda, que vereadores estão denunciando que a situação precária em que se encontra o SAAE de São Cristóvão é de propósito. Pelo jeito, para justificar a sua possível privatização.