Conselho aprova plano de saúde da Assec
O Conselho de Administração da DESO aprovou, no último dia 05/09, a contratação do plano de saúde da ASSEC. Porém, ainda não vimos a tão propalada vantagem. Na prática, o plano reduz o custo da DESO e onera o trabalhador.
Pela proposta, a DESO pagará R$ 120,00 por cada titular, independentemente do plano escolhido (básico ou especial), e R$ 80,00 por cada dependente. Já para os que se aposentaram a partir de 01/01/2013 não haverá participação da DESO.
Algumas dúvidas pairam no ar. Senão, vejamos:
1) Se os empregados da CEHOP se concentram na totalidade em Aracaju, como fica a abrangência estadual do plano para os empregados da DESO, que atua também no interior?;
2) Se 80% do número de atendidos pelo plano será da DESO, por que os funcionários da companhia não têm direito a participar da gestão do plano?;
3) Por que o valor disponibilizado pela DESO para o plano é menor do que as despesas da atual AMH?
O que pudemos observar é que da forma que está sendo distribuída a participação da DESO no plano, quem ganha menos será o maior impactado, o que na nossa avaliação é injusto!
Mas é bom lembrar que nenhum outro plano de saúde quis negócio com a DESO por causa da idade avançada da maioria dos trabalhadores. Em breve estaremos chamando uma assembleia para, junto com um representante da ASSEC, explicar melhor o plano oferecido pela empresa.