Em defesa da DESO pública, dirigentes do SINDISAN se reúnem com o deputado Luciano Bispo

Na manhã desta sexta-feira, 3, dirigentes do SINDISAN estiveram em Itabaiana para dialogar com o deputado estadual Luciano Bispo (PSD), ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), sobre a necessidade de fortalecimento da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) como empresa pública e reforçar a luta contra qualquer forma de privatização da empresa.

O encontro aconteceu no escritório político do parlamentar e contou com as participações de Silvio Sá, presidente do SINDISAN; Sérgio Passos e Iara Nascimento, secretário-geral e diretora de Administração e Finanças do sindicato; dos vereadores Anderson Catulino (PSD) e Ivoni Andrade (MDB), que intermediou a reunião; Leila Angélica, dirigente da CUT de Sergipe; e Vitor Almeida, gerente de Operações da DESO de Itabaiana.

Sabendo da condição de aliado do governo estadual, os dirigentes do sindicato expuseram ao deputado Luciano Bispo alguns pontos que têm gerado preocupação quanto à proposta do governador Fábio Mitidieri de realizar a privatização de parte dos serviços prestados hoje pela DESO, através de concessão à iniciativa privada por 30 anos – que o governador vem apontando como uma parceria público-privada (PPP) mas, sendo um tipo de concessão comum, trata-se de privatização disfarçada.

“Nós sabemos que a DESO tem problemas pontuais de abastecimento de água e que precisa avançar na cobertura de coleta de esgotos, mas são problemas que podem ser resolvidos com melhoria da gestão e investimentos. Se hoje o problema maior da DESO são as perdas de água tratada, porque o governo então não faz uma PPP sobre essas perdas, que, aliás, estão mais relacionadas aos chamados ‘gatos’ que propriamente por vazamentos? Tem muitos fazendeiros e gente grande por aí desviando água da DESO em grande quantidade, prejudicando a maioria da população. São coisas desse tipo que precisam ser combatidas”, apontou Sérgio Passos, secretário-geral do SINDISAN.

O presidente Silvio Sá reforçou o pedido de apoio lembrando que o modelo de PPP defendido pelo governador Fábio Mitidieri é idêntico ao adotado em Alagoas pela CASAL, que privatizou parte dos serviços de água e esgotamento em blocos regionais e, em pouco mais de dois anos, a privatização já se mostrou problemática e cara para a população.

“Estamos iniciando o diálogo com os deputados estaduais e começamos por você porque sabemos da sua força junto ao governador, da sua boa relação com todos os deputados na Alese, e do seu compromisso contra a privatização da água, tanto que atuou para não permitir que o então prefeito Valmir de Francisquinho entregasse a concessão do município de Itabaiana ao grupo Odebrecht”, lembrou o sindicalista.

Não à privatização

O deputado Luciano Bispo apontou que, na sua opinião, o governador Fábio Mitidieri não quer privatizar a DESO, mas apenas realizar uma PPP operacional para melhorar a qualidade dos serviços da companhia e diminuir as perdas de água tratada na distribuição. Luciano também foi claro em afirmar que, mesmo que o governador queira, de alguma forma, encaminhar na Alese uma proposta de privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe, ele será contra.

“Sou governista, mas não conte comigo nem com o meu voto para privatizar. Sou totalmente contra a privatização da DESO, porque privatizar a água é burrice. Várias cidades do mundo que privatizaram a água voltaram atrás. Sou um político do interior e sei da importância social que tem a água. Mas também sei que a DESO precisa melhorar, precisa diminuir as perdas de água que são grandes. Alguma coisa precisa ser feita”, entende o parlamentar.

Luciano Bispo se prontificou em reforçar junto a Fábio Mitidieri a necessidade de uma reunião envolvendo o governador, o diretor-presidente da DESO e representantes do sindicato para ouvir as sugestões dos dirigentes sindicais e discutir formas de melhorar os serviços prestados pela DESO à população que não passe pela privatização da empresa. O deputado também afirmou que vai repassar ao governador pontos importantes que foram tratados na reunião desta sexta-feira e que podem ajudar na discussão sobre a Companhia de Saneamento de Sergipe.