Em defesa do saneamento público, dirigentes do SINDISAN já visitaram nove câmaras municipais importantes

Dirigentes vêm alertando os parlamentares municipais e prefeitos sobre os riscos para população de uma possível privatização dos serviços da Companhia de Saneamento de Sergipe

Na tribuna, o presidente do SINDISAN defendeu o saneamento público

A direção do SINDISAN, sindicato que congrega os trabalhadores em água e esgotamento sanitário de Sergipe, tem feito uma verdadeira cruzada em defesa do saneamento básico público e contra a privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe (DESO) e dos Serviços Autônomos de Água e Esgoto (SAEE) no estado. O sindicato tem buscado o diálogo com prefeitos e com parlamentares federais, estaduais e, especialmente, municipais, já que a titularidade sobre os serviços de saneamento básico é do Município, de acordo com a Constituição.

Nessa cruzada, dando continuidade ao diálogo de esclarecimento sobre a proposta de concessão de parte dos serviços da DESO para a iniciativa por 35 anos, como vem construindo o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, nesta quinta-feira, 21, o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, acompanhado do secretária-geral do sindicato, Aécio Ferreira, esteve na Câmara de Vereadores de Nossa Senhora dos Socorro. O Requerimento para o uso da tribuna foi do vereador Betinho (sem partido), presidente daquele Poder Legislativo.

Além de Socorro, até o momento os dirigentes sindicais já estiveram nas câmaras municipais de Aracaju, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itabi, Itabaiana, Estância, Propriá e Nossa Senhora da Glória, discutindo os riscos da privatização do saneamento no Brasil e em Sergipe.

Ao discorrer sobre o assunto, o presidente Silvio Sá destacou a posição de Nossa Senhora da Socorro dentro do bloco regional mais importante do estado e mais cobiçada pelo setor privado, a Região da Grande Aracaju, assim como os papéis social e estratégico que a DESO cumpre para os sergipanos enquanto empresa pública, especialmente em relação ao atendimento à população mais pobre e às comunidades situadas em áreas periféricas ou povoados. Sá também passou dados e informações sobre o cenário difícil enfrentado pela população das cidades onde a privatização do saneamento chegou, como nos municípios da Região Metropolitana de Maceió, hoje sob controle da empresa privada BRK Ambiental.

Silvio Sá, presidente do SINDISAN

“A realidade lá, depois de quase dois anos da privatização, é que os serviços não melhoraram e as tarifas para os usuários foram às alturas. Em muitos municípios, a situação de muitos usuários é de desespero, sem conseguir pagar as suas contas de água, que se acumulam. E o modelo de privatização que o governador Fábio Mitidieri quer para Sergipe é o mesmo adotado em Alagoas. A única diferença é que lá foi em três blocos de municípios e aqui ele quer fazer em um bloco só. E quem vai pagar caro por isso é a população sergipana, especialmente os mais pobres”, alertou o sindicalista.

“Nós sabemos que a DESO tem problemas, que ela precisa melhorar os seus serviços; mas não é privatizando esses serviços que se vai resolver os problemas. O que precisa é melhorar a gestão e de mais investimentos, que estão chegando. Muitas obras de saneamento básico já estão sendo executadas pela DESO e há muitas outras planejadas para os municípios em que há deficiências no abastecimento e no esgotamento sanitário. A DESO é superavitária, tem comprovada capacidade de endividamento e está entre as 13 melhores companhias públicas do setor no Brasil. Por que, então, entregar esse patrimônio do sergipanos ao setor privado, que só tem interesse no lucro e em atender apenas as localidades em que tiver retorno financeiro?”, questionou Silvio Sá, pedindo o apoio dos vereadores para barrar a proposta de privatização que vem sendo construída.

Respondendo aos vereadores

Vereadores levantaram várias questões em relação à DESO

O presidente do SINDISAN ainda respondeu a vários questionamentos dos vereadores, tirou dúvidas quanto aos problemas que a DESO tem no município, apontou obras que a Companhia vem executando ou irá executar para melhorar os serviços naquela região, e se dispôs a participar de uma audiência pública para discutir melhor o tema, com mais tempo e a participação de outras vozes.

O vereador Betinho, proponente da Tribuna Livre, agradeceu pela explanação do sindicalista e lamentou o pouco tempo disponível para o debate, já que haveria votação de projetos no mesmo dia.

“Infelizmente, o tempo não dá para o tanto de questões que precisam ser tratadas em relação à DESO e para responder aos tantos questionamentos que os vereadores têm sobre esse assunto. Para discutir a DESO em relação aos seus serviços e os inúmeros problemas a serem resolvidos, precisaríamos de um dia inteiro. Mas nós agradecemos ao presidente do SINDISAN pela disposição de vir aqui e pelas informações importantes que ele nos passou. Talvez numa sessão especial possamos tratar melhor dessas questões”, colocou o vereador Betinho.