Luta unificada dos servidores conquista Mesa de Negociação Permanente

Servidores públicos estaduais de Sergipe começaram a semana com luta na porta do Palácio dos Despachos, na manhã do dia 20 de setembro. A manifestação reuniu várias categorias em luta contra o arrocho salarial de quase 8 anos sem revisão e sem reajustes, pela revogação do desconto de 14% nas aposentadorias e pensões, contra as renúncias fiscais e a sonegação que esvaziam os cofres do Estado e, também, contra a Reforma Administrativa do governo federal.

Já como resultado da luta unificada dos servidores públicos de Sergipe, o governador Belivaldo Chagas publicou o Decreto Nº 40.993, de 16 de setembro de 2021, que institui a Mesa de Negociação Permanente – MNP.

Para o presidente da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT/SE), Roberto Silva, “a retomada da Mesa de Negociação Permanente é muito importante.

“Esperamos que esta Mesa não seja para ganhar tempo, para a enrolação, para o Governo ficar meses e meses discutindo sem avançar. Esperamos que seja uma mesa efetiva, que funcione e os servidores tenham as pautas de luta asseguradas pelo governo”, avaliou.

O ato contou com a participação de dirigentes do SINDISAN. Em sua fala durante o ato, o secretário-geral, companheiro Sérgio Passos, colocou o apoio do sindicato às diversas categorias em luta e fez alertas importantes sobre questões referentes às perdas salariais dos servidores da COHIDRO e, também, aos riscos de uma possível privatização da DESO.

Além do SINDISAN, participaram do protesto professores e professoras aposentadas; militantes do SINTESE; das centrais sindicais CUT, CTB e Conlutas; da FETAM, do SINDIFISCO, SINTER, SINDIJOR, SEESE, SEEB, SINTRASE, SINTASA, SINPOL, ASSINGE; e do Sindserv Poço Verde e Sindiserve Glória.

(Com informações do site da CUT)