rio poxim poluicao

Mais um baque: Deso é multada em R$ 1,5 milhão por poluir o Rio Poxim

rio poxim poluicaoSe não bastassem os vários problemas diários que tem enfrentado para manter as contas em ordem, a DESO pegou um baque financeiro por esses dias. De acordo com o que foi anunciado em portais online e jornais locais, a Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe terá que pagar um R$ 1,5 milhão de reais por degradação ambiental ao Rio Poxim, na capital sergipana. A infração foi emitida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Aracaju (Sema).

O caso remonta ao final de novembro, quando uma grande quantidade de espuma branca foi vista nas águas do Rio Poxim, em um trecho próximo ao bairro Santa Maria e ao conjunto Orlando Dantas. Após denúncia de moradores da região, a Sema realizou a coleta da água e enviou para o Instituto Tecnológico de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS).

O resultado do relatório da amostra, foi apresentado no último dia 13 e apontou que a espuma é consequência do excesso de amônia e fósforo oriundos da Estação de Tratamento de Esgoto do Orlando Dantas.

Pela gravidade da situação, a DESO deverá cumprir o serviço de tratamento adequado da água. Caso isso não ocorra, o valor da multa poderá ser dobrado.

É mais uma notícia negativa que pesa contra a Companhia. O SINDISAN tem alertado sobre os muitos problemas nas unidades e denunciado aqui no Água Quente. Infelizmente, faz-se “ouvido de mercador” sobre essas denúncias e pouco se faz para solucioná-los. Quando a “bomba estoura”, já é com prejuízos quase irremediáveis, sem falar no desgaste perante à população.