outubro rosa

Mês de Outubro é de conscientização e prevenção ao câncer de mama

outubro rosaOutubro é o mês mundial de conscientização e luta contra o câncer de mama. A campanha, conhecida como Outubro Rosa, é dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que mata, anualmente, somente no Brasil, cerca de 14 mil mulheres.

É o tipo de câncer mais comum e que mais mata mulheres em todo o mundo.

A doença não apresenta sintomas em sua fase inicial, por isso é tão difícil detectá-la precocemente. Vale lembrar que quanto antes o câncer é identificado, mais altas são as taxas de sucesso no tratamento.

Para a prevenção, é necessário que as mulheres pratiquem o autoexame e, entre os 50 e 69 anos, façam a mamografia a cada dois anos, segundo a recomendação do do Ministério da Saúde.

No entanto, entidades como a Sociedade Brasileira de Mastologia recomendam o exame de mamografia seja feito em mulheres a partir de 40 anos e com periodicidade anual.

O Sindisan apoia esta causa e convoca VOCÊ a também apoiar. E se você é mulher, não se esqueça que a prevenção é a maior arma contra o câncer de mama!

Então, cuide-se e cobre isso também das mulheres da sua família e das amigas!

 

Share this post