Reuniao Deso 17jan2017

SINDISAN e CUT estão na luta contra a privatização da DESO

Reuniao Deso 17jan2017No último dia 17, aconteceu a audiência entre o Sindisan e a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), com a presença da Central Única dos Trabalhadores em Sergipe (CUT-SE).

A audiência foi uma solicitação do Sindisan para receber informações sobre o edital de pré-qualificação para contratação de serviços técnicos especializados para a estruturação de projetos de participação privada, envolvendo a prestação de serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário, lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para seis Estados e Sergipe está entre eles. Este edital faz parte de um programa do BNDES de estudo de viabilidade das empresas de saneamento em 17 Estados, sendo que estes seis já receberam o diagnóstico favorável à privatização.

Para Sérgio Passos, presidente do Sindisan, apesar de nada de novo surgir na reunião, já que o diretor-presidente da Companhia, Carlos Melo, garantiu não ter nenhuma infomação a mais a respeito do Edital do BNDES, o fato é que a licitação foi lançada e o caminho está aberto para algum tipo de participação do setor privado na Deso.

“Vamos continuar mobilizados e com um calendário de lutas em defesa da Deso pública e de seus trabalhadores, e cobrando do Governo do Estado uma posição sobre o futuro da Companhia. Continuaremos dialogando com a sociedade sergipana sobre os riscos de uma privatização e a quem interessa essas privatizações. É só verem o que está acontecendo com as empresas privadas de telefonia, que abocanharam o setor das mãos do Estado, a preço de banana, na era FHC, e hoje só acumulam prejuízos, exploram os usuários, oferecem péssimos serviços e ainda suas dívidas estão para serem perdoadas pelo atual governo golpista. Assim é bom privatizar, já que o lucro sempre fica com os empresários e o prejuízo com a população. Nós somos totalmente contra!”, externou Passos.

Segundo Rubens Marques, presidente da CUT-SE e que participou da reunião, diante da afirmação do presidente Carlos Melo, de que não há informações de privatização da Deso dentro do Governo de Sergipe e que o governador Jackson Barreto não tocou no assunto. “É claro que se o Governo quiser mesmo privatizar não vai alardear a história, vai preparar o caminho primeiro”, comentou.

“Apesar de aparentemente esta ser uma boa notícia, nós não vamos ficar parados e vamos reforçar junto à população de Sergipe a importância de ter a Deso como patrimônio do povo”, disse Rubens, acrescentando que está sendo construído um calendário de luta que já tem duas atividades definidas.

A primeira será uma Audiência Pública, que vai acontecer no próximo dia 16 de fevereiro, às 14h30, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Esta audiência será conjunta, entre os deputados estaduais e vereadores de Aracaju, e é uma iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia e do vereador por Aracaju Iran Barbosa, ambos do PT.

No dia 24 de fevereiro, usará o tradcional bloco de Carnaval dos trabalhadores, oSiri na Lata, uma ação da CUT-SE, para reforçar para a população sergipana a importância da Deso como estatal.

(Com informações da jornalista Elisângela Valença, da CUT de Sergipe)