Trabalhadores da DESO, por unanimidade, aprovam contraproposta para o ACT 2016/17

Em Assembleia realizada no último sábado, 19, e que contou com presença significativa da categoria, com destaque para a boa participação dos companheiros do interior que vieram em várias caravanas, os trabalhadores e trabalhadoras da DESO aprovaram, na íntegra, a contraproposta da Companhia, fechando as negociações para o Acordo Coletivo de Trabalho de 2016/2017.

No ponto de “informes”, o companheiro Sérgio Passos informou que, graças à Contribuição Sindical Anual, que teve aumento significativo este ano, o sindicato está fazendo uma reforma em parte da sua sede e conseguiu trocar os seus dois veículos por novos.

No momento da discussão do Acordo Coletivo, depois de uma rápida leitura da contraproposta enviada pela DESO, e da fala de vários companheiros, fazendo observações sobre a pauta enviada, ficou claro que, diante da conjuntura atual de crise e do pacote de maldades do governo federal, as falas indicavam para a aprovação, na íntegra, da contraproposta enviada pela Companhia.

Colocada em votação, a proposta de reposição salarial pelo INPC (8,5%), incidindo sobre todas as cláusulas econômicas, e Cartão-Alimentação de R$ 900,00, foi aprovada por unanimidade, fato inédito nos últimos anos.

Como terceiro ponto da Assembleia, foram discutidos privatização, concessão de EPI’s, entre outros pontos. A companheira Iara Nascimento fez uma explanação sobre os seminários quem vem participando pela FNU, da qual é dirigente, e alertou sobre os riscos de privatização das companhias de saneamento, pedindo mais participação da categoria nas atividades do sindicato contra a privatização da DESO e na defesa da água como direito humano.

Foram mostrados os materiais feitos no ano passado, por uma empresa de comunicação e marketing contratada pelo sindicato, em defesa da DESO como patrimônio público dos sergipanos, e sobre os quais a categoria deu pouca importância. Ficou acertado que o SINDISAN buscará, dentro das suas condições financeiras, retomar essa campanha.

Também foi muito debatido que, ano que vem, deve-se procurar as Câmaras de Vereadores e a Assembleia Legislativa para realizar audiências públicas, envolvendo toda a população, contra a privatização da DESO e em defesa da água e do saneamento como direitos do povo sergipano.