Acordo Coletivo da Iguá Sergipe será construído em abril de 2026

O SINDISAN vem trabalhando para aproximar os trabalhadores da Iguá Sergipe do sindicato, dialogando e mostrando a importância da filiação desses trabalhadores para fortalecer a sua entidade de representação sindical. Esse processo de filiação se torna mais importante à medida que se aproxima a construção do primeiro Acordo Coletivo de Trabalho, previsto para abril de 2026.

Neste sentido, se faz necessário a conscientização desses trabalhadores para a necessidade da filiação ao seu sindicato, até para que possam participar da construção da pauta de reivindicações para o ACT e fortalecer as negociações do SINDISAN junto à Iguá Sergipe.

É o Acordo Coletivo que vai definir, a partir da negociação entre o sindicato da categoria, os próprios trabalhadores e a empresa, as condições de trabalho, benefícios, reajustes salariais, entre outros pontos, para quem trabalha na empresa. Sozinho, o trabalhador não consegue firmar esse acordo com a empresa e cobrar o cumprimento dele. Por isso, sendo filiado ao sindicato, o trabalhador poderá, além de dar sugestões para o ACT, aprovar ou não os seus pontos.

Agindo de forma coletiva, os trabalhadores podem ter as suas reivindicações atendidas e seus direitos respeitados. Juntos, trabalhadores e sindicato serão sempre mais fortes!

Insalubridade e periculosidade

Ainda tratando dos trabalhadores da Iguá Sergipe, a empresa apresentou à direção do SINDISAN o Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalhador (LTCAT) feito em todos os locais de trabalho em que a Iguá está atuando no estado. A partir desse laudo, a empresa informou que todos os trabalhadores e trabalhadoras que têm direito à insalubridade e periculosidade serão devidamente pagos, retroativamente às contratações, respeitando-se a legislação.

O SINDISAN informa aos trabalhadores da Iguá Sergipe que se sentirem de alguma forma prejudicados após a implantação desse direito na empresa, que procurem o sindicato para que a assessoria jurídica possa analisar o caso e tomar as providências, quando cabíveis.

Seguiremos sempre na luta para defender os direitos dos trabalhadores em saneamento do estado de Sergipe!

Share this post