Ato no Centro de Aracaju denuncia processo de privatização da água em Sergipe

Ato atraiu a atenção da imprensa local

A manhã da terça-feira, 9, na região central de Aracaju, foi de protesto contra o projeto do governador Fábio Mitidieri de privatização da DESO e dos SAAEs de Estância, Carmópolis e São Cristóvão, que tem data e local para acontecer: o leilão das concessões do saneamento básico de Sergipe está marcado para o dia 9 de setembro próximo, na Bolsa de Valores de São Paulo.

Dirigentes do SINDISAN, com apoio da Central Única dos Trabalhadores de Sergipe (CUT-SE), e de representações dos movimentos sindical, social e popular da capital e do interior, ocuparam o espaço do Calçadão da João Pessoa para denunciar o avanço do projeto privatista e dialogar com a população sobre a tragédia que será a entrega dos serviços de saneamento básico à iniciativa privada.

Além das falas de representações sindicais, políticas e do movimento social que se alternavam ao microfone em defesa da DESO e dos SAAEs públicos, os sindicalistas também distribuíram panfletos alertando a população sobre os riscos da privatização da água e do saneamento. O ato contou, ainda, com a participação de alguns trabalhadores da DESO.

Ronaldo Melo, da etnia Xokó, líder indígena e funcionário da DESO

Um dos trabalhadores desianos que se somaram à luta contra a privatização foi Ronaldo Melo, o Ronaldo ‘Xokó’, que participou com o uniforme da empresa, mas sem abrir mão de representar a sua etnia, também usava um cocar indígena.

“Essa ação do Governo do Estado é um equívoco e contraria os interesses da população, especialmente do interior, de onde venho. Sou do Alto Sertão e sei do sacrifício de muitos ali com a falta de água, mas que não é culpa dos trabalhadores da DESO ou da empresa, mas de gestão e da falta de reestruturação e de melhores condições de trabalho para nós, que estamos ali, no dia a dia, tentando fazer o nosso melhor. A DESO só não é viável para quem não acredita nela é não quer investir para melhorar a empresa e ela servir bem ao povo”, criticou a liderança Xokó e funcionária efetivo da DESO.

55 dias para o leilão

Silvio Sá, presidente do SINDISAN

Para o presidente do SINDISAN, Silvio Sá, o ato foi bastante significativo, tendo em vista que faltam 55 dias para o leilão que deverá passar à iniciativa privada o controle sobre os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário do estado e a população precisa ser alertada.

“Essa proposta irresponsável do governador Fábio Mitidieri vai comprometer o futuro de Sergipe, já que o governo estadual está abrindo mão de ter controle total sobre um bem estratégico, que é a água, por 35 anos, em um estado como Sergipe, com sérios problemas de recursos hídricos”, criticou o presidente do SINDISAN, Silvio Sá.

“Foi mais um espaço importante de diálogo com a população. Quem passou pelo Calçadão, ouviou as nossas mensagens e muitos receberam o panfleto que produzimos, alertando sobre o quanto será prejudicial a privatização da concessão dos serviços da DESO e dos SAAEs, e chamando a atenção para o grande número de demissões que haverá. Água não pode ser transformada em mercadoria e Sergipe não pode ir na contramão do mundo, em que cidades importantes que tinham o seu saneamento privatizado, retomaram as concessões. Se não deu certo lá afora, por que daria aqui?”, questiona o presidente.