CARTA DE SÃO PAULO
Entre os dias 5 e 6 de novembro a Federação Nacional dos Urbanitários – FNU e Federação Nacional dos Trabalhadores em Energia, Água e Meio Ambiente – FENATEMA, em conjunto com o SINTAEMA – SP e SINDAGUA – MG, realizaram o seminário “Garantir o Saneamento Básico Público e sua Universalização”.
O encontro teve como principal objetivo unificar os trabalhadores (as) urbanitários (as) de todo o Brasil, independente de sua organização sindical, para enfrentar os desafios colocados para o próximo período, na perspectiva de se garantir a universalização e a gestão e operação pública dos serviços de saneamento básico no Brasil.
Também foi apresentada proposta para que a FENATEMA, passe a integrar a Frente nacional pelo Saneamento Ambiental, que hoje tem a FNU na Coordenação Nacional, bem como o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, também presente no seminário.
Ao final do encontro foi aprovada a “Carta de São Paulo”, (anexa), a ser encaminhada a Presidenta Dilma, onde são apresentadas posições e propostas para o Saneamento Básico no Brasil.