vacinacao covid 19

Deputados reforçam pedido para que trabalhadores em saneamento sejam priorizados na vacinação

vacinacao covid 19O deputado federal João Daniel, do PT, encaminhou, no dia 13 de julho, ofício ao governador do estado, Belivaldo Chagas, apresentando uma solicitação feita a pedido do SINDISAN, para a imunização dos empregados das empresas que atuam no estado contra o novo coronavírus, uma vez que o grupo de seus trabalhadores se enquadra na qualificação de “serviços essenciais”.

Em seu pedido, o parlamentar petista destacou que, por suas atribuições, a categoria também está incluída entre os trabalhadores da linha de frente das atividades essenciais, tendo em vista que cuidam da medição, entrega e cobranças de contas, reparos de rede e de atendimento à população usuária dos serviços da Deso, Cohidro, SAAEs de Capela, Estância e São Cristóvão e outras regiões.

No ofício enviado, João pontuou, ainda, que os “trabalhadores industriais” correspondem ao último grupo prioritário para a vacinação contra a Covid-19, no Plano Nacional de Imunização, e pelo fato do termo empregado abranger uma grande quantidade de categorias, tem ocorrido, em estados e municípios, dificuldade no estabelecimento desse público-alvo, embora, como indica o próprio nome do sindicato, estão lá representados os “trabalhadores na indústria de purificação de água e coleta de esgotos”, o que enquadra a categoria.

Na Alese

A pedido do sindicato, no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado (Alese), o deputado estadual Iran Barbosa, também do PT, já protocolou Indicação ao governador Belivaldo Chagas e à secretária da Saúde, Mércia Feitosa, além de enviar ofício com o mesmo teor, para que o Governo do Estado priorize a imunização dos empregados das empresas de saneamento que atuam em Sergipe (Deso e SAAEs) contra a Covid-19, compreendendo que esses trabalhadores se enquadram entre os serviços essenciais e contínuos que são prestados à população sergipana.