DESO contrata a FIA para estudo de reestruturação da Companhia
Finalmente, após muita cobrança por parte do SINDISAN, a DESO contratou a Fundação Instituto de Administração (FIA) para a elaboração do Plano de Reestruturação Empresarial da Companhia. Como é de conhecimento geral, após o leilão de privatização, parte dos serviços mais importantes – abastecimento de água, esgotamento sanitário e a área comercial – foi passada para a empresa vencedora do leilão, a Iguá Saneamento, que vai explorá-las, cabendo à DESO a responsabilidade sobre a captação da água bruta e o tratamento dessa água.
Sendo assim, a nova DESO deverá se adaptar a essa nova realidade, devido à saída de vários funcionários importantes, à queda de sua receita e aos custos maiores que ficaram a cargo da Companhia, como mão de obra, produtos químicos e energia. E com essa reestruturação, o organograma da empresa certamente será alterado para a realocação das pessoas a esta nova estrutura.
O SINDISAN acompanhará todo o processo de reestruturação para garantir os direitos dos trabalhadores, a fim de que as normas administrativas da empresa e o Acordo Coletivo de Trabalho sejam respeitados, principalmente com relação às garantias quanto ao remanejamento de pessoal.

Visitas às bases
Diante do momento delicado pós-privatização e com o início da operação assistida entre DESO e Iguá Sergipe, em janeiro desde ano, indo até junho de 2025, dirigentes do SINDISAN vêm realizando visitas às bases e reuniões nos locais de trabalho, esclarecendo os trabalhadores tanto sobre o processo de reestruturação da Companhia, quanto para buscar acalmar a ansiedade e o estado psicológico desses trabalhadores, tendo em vista esse início de operação assistida, que tem causado confusão na cabeça de muitos trabalhadores, e a nova realidade da empresa, que atenderá um único cliente: a Iguá Sergipe.