Luta sindical também se faz com inteligência, diplomacia e unidade

Com as mudanças da conjuntura, o fim do projeto neoliberal de FHC e a chegada de um governo democrático e popular com a eleição do presidente e ex-sindicalista Lula, a situação pouco mudou para os trabalhadores brasileiros, mas houve uma mudança  na forma de luta com a perda de quadros dirigentes oriundos do movimento sindical para os parlamentos e para o Poder Executivo. Vários dirigentes sindicais tornaram-se diretores de estatais e assessores de parlamentares.

Para a formação de um quadro sindical precisa-se de tempo de maturação e aprendizagem e muitos ex-dirigentes não tiveram tempo de formar ou não apostaram na formação de novos quadros que os substituíssem à altura.

Com isto, as greves e as mobilizações foram se reduzindo e as negociações dos trabalhadores mais diretamente com os patrões e com os governos passaram a ter mais importância, tornando-se um jogo de xadrez e tomando, cada vez mais, as mesas de negociação. Isso tem exigido dos sindicalistas ter mais conhecimento das conjunturas nacional e internacional,  conhecimento das negociações das diversas categorias de trabalhadores e conhecer bem a realidade econômica das empresas. Deu-se, então, a abertura das negociações com inteligência e diplomacia, e não mais com a força.

Observamos que durante esses últimos 12 anos de governos democráticos e populares, conquistamos, através das negociações, as mesmas conquistas que tivemos durante os períodos e que aconteceram greves. Mesmo assim, a luta direta não deixou de existir, com paralisações e atos públicos na DESO, COHIDROS e SAAEs.

Na DESO, com a redução das terceirizações e a chegada de novos companheiros, e com as conquistas se estendendo para todos, ficou mais fácil construir a unidade da categoria para avançarmos ainda mais.

CONFIRA AS CONQUISTAS NA DESO DESDE 2008:

Acordo Coletivo 2008/2009
 Cartão Alimentação de R$ 108,00.

Acordo Coletivo 2009/2010
Cartão Alimentação de R$ 300,00; Auxílio Educação de 0 a 10 anos.

Acordo Coletivo 2010/2011
Aumento real de 1%; Auxílio Educação de 0 a 12 anos; Cartão Alimentação de R$ 350,00; Prêmio Permanência; indenização por tempo de serviço com 10, 15 e 20 vezes os valores do salário-base + incorporação, 40% do saldo do FGTS, aviso prévio.

Acordo Coletivo 2011/2012
Anuênio (conquista histórica para os trabalhadores admitidos a partir de 2004).

Acordo Coletivo 2012/2013
Cartão Alimentação de R$ 500,00; Indenização por tempo de serviço com inclusão do prêmio de R$ 50 mil.

Acordo Coletivo 2013/2014
Progressão salarial por tempo de serviço a cada dois anos em 5% e um nível para outro (outra conquista histórica); Cartão Alimentação de R$ 650,00; Plano de Saúde da ASSEC; Auxílio Educação de 0 a 12 anos até o término do ano letivo.

Acordo Coletivo 2014/2015
Cartão Alimentação de R$ 700,00 e R$ 730,00 a partir de maio de 2015; Suplementação Previdenciária e estudos para a implementação do Fundo de Previdência para os empregados admitidos após 2003; Auxílio Educação de 0 a 14 anos.