Parlamentares sergipanos apoiam luta contra privatização da DESO

Além das articulações e diálogos políticos que a direção do SINDISAN vem construindo em Brasília, uma outra frente de batalha do sindicato para enfrentar a proposta do governador Fábio Mitidieri de privatizar a DESO, através de concessão comum, é em âmbito estadual. Nessa luta, dirigentes sindicais vêm dialogando com deputados estaduais e vereadores da atual legislatura. E o primeiro foi o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, do PSD. O encontro aconteceu no último dia 3, no escritório político do parlamentar, em Itabaiana.

Na reunião, após ouvir a posição do sindicato e receber informações que apontam para a capacidade plena da DESO manter, melhorar e ampliar os serviços de abastecimento de água e coleta de esgotos até 2033, como manda o novo Marco Legal do Saneamento, bastando para isso menos interferência política e melhoria na gestão, o deputado Luciano Bispo foi taxativo em afirmar que compreende a necessidade de melhoras nos serviços na DESO, mas que não é favorável à sua privatização.

“Sou governista, mas não conte comigo nem com o meu voto para privatizar. Sou totalmente contra a privatização da DESO, porque privatizar a água é burrice. Várias cidades do mundo que privatizaram a água voltaram atrás. Sou um político do interior e sei da importância social que tem a água”, afirmou o parlamentar.

Oposição

Já no dia 6, a direção do SINDISAN recebeu o deputado estadual George Passos, do Cidadania, para dialogar sobre a mesma pauta. O parlamentar, que é da bancada de oposição, mostrou-se preocupado com a possibilidade de o governo enviar algum projeto que venha a privatizar a DESO, de maneira abrupta, como fez com a Sergás, ‘tratorando’ a oposição.

“O governo tem a maioria absoluta dos deputados em sua base e pode muito bem fazer isso. Por isso acho importante o sindicato manter o diálogo com os demais deputados sobre essa pauta, especialmente com os parlamentares da situação. Quanto a mim, contem comigo nessa luta, porque não creio que a solução para a DESO passe por uma privatização”, externou Georgeo Passos.

Vereadores

O SINDISAN está realizando essa agenda de diálogo com os deputados estaduais e, também, com vereadores. No dia 13/2, dirigentes do sindicato estiveram com o presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA), o vereador Ricardo Vasconcelos (Rede), que também é funcionário da DESO. O parlamentar, que apoiou Mitidieri na campanha ao governo do Estado, afirmou ser contra qualquer forma de privatização da Companhia e disse que irá dialogar com os seus pares para também se somarem à causa e, assim que possível, com o próprio governador, para demovê-lo da ideia de privatização, no todo ou em parte, dos serviços prestados pela DESO.

Novas reuniões com parlamentares estaduais e municipais estão sendo agendadas. A luta contra a privatização da DESO é uma das prioridades dos SINDISAN para este semestre.

Água não é marcadoria. Privatização não é solução.