Prefeito eleito de Aracaju assina carta compromisso com o saneamento público

Antes da definição do segundo turno das eleições de Aracaju, vencida no domingo (30) por Edvaldo Nogueira (PCdoB), com 52,11% dos votos válidos contra 47,89% de Valadares Filho (PSB), a direção do SINDISAN procurou os dois candidatos para apresentar uma Carta Compromisso.

A carta destaca a importância dos serviços de saneamento para a população e a manutenção desses serviços pelo poder público, em especial diante da crise hídrica que Sergipe já atravessa.
Confira os seis pontos da Carta Compromisso, que foi assinada pelo prefeito eleito Edvaldo Nogueira:

1. Não permitir a privatização dos serviços de água e esgotamento sanitário no município de Aracaju;

2. Envidar esforços para manter a Companhia de Saneamento de Sergipe – DESO como a única empresa concessionária de serviços de água e esgotamento operando no município de Aracaju;

3. Estruturar a Administração Pública Municipal para elaborar projetos de captação de recursos, junto aos Governos Estadual e Federal, para investimentos em saneamento básico;

4. Implantar Plano Municipal de Segurança Hídrica para enfrentar a falta de água;

5. Implantar Plano Municipal de Saneamento (água e esgoto), manejo das águas pluviais (drenagem) e resíduos sólidos;

6. Enviar Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, incluindo nela o saneamento como direito humano fundamental e só passível de privatização após consulta à população através da realização de plebiscito oficial.

“Entendemos que essa ação do sindicato, neste momento de definição política na nossa Capital, foi muito importante porque sinaliza quais os compromissos do prefeito eleito com o saneamento básico dos aracajuanos e a defesa da DESO como patrimônio público fundamental para os sergipanos.

É sempre bom lembrar que Aracaju representa, praticamente, 60% do faturamento da nossa Companhia de Saneamento e manter a concessão dos serviços de água e esgotamento sanitário como públicos e sendo prestados pela DESO é fundamental para a população diante dos riscos de privatização do setor”, explica Jorge Tupi, diretor do SINDISAN, que participou, junto com a companheira Iara Nascimento, da entrega da carta ao prefeito eleito Edvaldo Nogueira.