SINDISAN assina carta aberta ao presidente Lula
O SINDISAN foi uma das mais de 140 entidades que assinaram a “Carta Aberta ao Presidente Lula: Para onde caminha o saneamento país no Brasil?”, que foi distribuída a deputados, no dia 26/10, durante a audiência pública que debateu o financiamento do saneamento na Comissão de Desenvolvimento Urbano, na Câmara dos Deputados, em Brasília.
Na carta, as entidades demonstram preocupação ao “observar que, se o país continuar a seguir as políticas adotadas pelo BNDES, o saneamento básico afundará no abismo. A financeirização e a mercantilização do que é um direito humano são lógicas diametralmente opostas à nossa, orientada pela luta por um saneamento inclusivo, sob o controle da gestão pública”.
As entidades apontam, no documento, algumas medidas para contribuir para universalização do acesso aos serviços de saneamento, entre elas, o fim das restrições impostas pelo CMN ao crédito aos entes públicos que atuam na área de saneamento básico; revisão estrutural da política de financiamento e de estímulo do BNDES, e a criação de um programa de recuperação e revitalização dos operadores públicos de saneamento.