greve cohidro

Trabalhadores da COHIDRO cruzam os braços e conseguem vitória

greve cohidroFoi com muita mobilização que os trabalhadores da COHIDRO conseguiram retomar a prorrogação de expediente. A vitória só foi possível graças a ação conjunta do SINDISAN, ASC e trabalhadores, que na quinta-feira, 11/12, cruzaram os braços e enfrentaram o pacote de maldades de fim de ano do Governo do Estado, que queria cortar este direito da categoria.

É bom lembrar que a prorrogação de expediente na COHIDRO foi conquista através de Resolução aprovada pelo Conselho de Administração da empresa, em novembro de 1991, e está amarrada nos Regimento e Regulamento Interno, como também no  Acordo Coletivo de Trabalho.

Com a mobilização maciça da categoria junto com o sindicato, a ação na sede da COHIDRO e com a presença do advogado Henri Clay Andrade, a diretoria da empresa enviou ofício para o secretário João Augusto Gama, da Seplag, relatando os problemas judiciais que poderiam acontecer e as perdas na produção agrícola com a falta de água nos perímetros irrigados, por conta da paralisação dos trabalhadores.

Depois de tudo isso, o diretor-presidente Mardoqueu Bodano reuniu os funcionários no pátio da empresa e comunicou que o governo recuara e que o corte da prorrogação não mais afetaria os trabalhadores da COHIDRO.

Uma vitória histórica, que mostra que só há conquistas com mobilização e luta. Mas é preciso que os trabalhadores da COHIDRO continuem mobilizados e vigilantes, pois não se sabe muito bem o que ainda está por vir, diante do processo de possível extinção de algumas empresas, como vem sinalizando o governo Jackson. O restante do pacote ainda está por ser aberto.

Mas juntos, somos muito mais fortes para enfrentar o que vier pela frente.