Valmir de Francisquinho assina Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano

Candidato ao governo do Estado pelo PL, Valmir de Francisquinho foi o primeiro, entre os que concorrem ao cargo de chefe do Executivo estadual, a assinar a “Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental e bem público”, elaborada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Purificação e Distribuição de Água e em Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe – SINDISAN.

Acompanhado de assessores, Valmir esteve nesta terça-feira, 06, na sede do sindicato, onde foi recebido pela direção da entidade que apresentou a carta ao candidato do PL. Na ocasião, Iara Nascimento, dirigente do SINDISAN, leu o conteúdo do documento, que, entre outros pontos, busca o compromisso do candidato com a preservação do serviço público de saneamento em todo o Estado de Sergipe, garantindo a água como um bem público e o acesso ao saneamento como um direito humano fundamental; a revisão das tarifas de água e esgoto, com metodologia definida a partir de audiências e consultas públicas; a implantação de boas práticas de governança e transparência na DESO, com garantia do saneamento como público e de qualidade.

Depois da leitura da carta, o candidato Valmir fez duas ponderações e, entre outras questões, expôs o compromisso de, se eleito, manter um canal aberto com as entidades sindicais. Valmir também destacou ter consenso em relação ao conteúdo da carta, mas que não será com toque de mágica que as demandas constantes nelas serão atendidas, mas com gestão, diálogo e boa governança. Destacou, ainda, que a DESO precisa fazer os investimentos necessários para valorização dos seus empregados e, acima de tudo, para que seus serviços se revertam em benefício à sociedade sergipana.

Valmir também falou da necessidade de revitalizar a COHIDRO e tratar dos canais do Sertão e do Xingó, além de outras obras necessárias para fazer a água chegar em todas os municípios. Por fim, assinou a carta, assumindo o compromisso com a não privatização da DESO e reiterando a vontade em fazer, na sua gestão, as mudanças e os investimentos que acabem de vez com os problemas na Companhia, para que ela preste serviços de qualidade à população e que se alcance a universalização no acesso à água e ao esgotamento sanitário no estado de Sergipe.

“Não vou privatizar porque não vejo necessidade disso. Eu odeio quem só fala e faz privatizações, como fez Fernando Henrique Cardoso, que privatizou um monte de empresas públicas. Depois que se privatiza, tem empresa que deixa um monte de problemas. O meu compromisso é com choque de gestão e com valorização dos servidores para fazer as coisas funcionarem e acontecerem. É disso que a DESO precisa. Não precisa de privatização”, afirmou Valmir de Francisquinho.

A “Carta Compromisso com o Saneamento Básico como Direito Humano Fundamental e bem público” foi enviada para todos os candidatos ao cargo de governador do estado de Sergipe.

» Confira aqui a íntegra da Carta.