2º Encontro das Federações Urbanitárias formula planos de lutas do ramo e Carta Aberta ao Presidente Lula

Mesa de encerramento do 2º Encontro Setorial

O 2° Encontro Setorial das Federações Urbanitárias terminou na quinta-feira (8/2) e se consagrou como mais um evento vitorioso do ramo urbanitário, superando o 1° Encontro em quantidade de dirigentes sindicais, que somaram mais de 100 nos três dias do Encontro. Dezesseis estados da federação estiveram representados. Sergipe esteve representado pelo presidente do SINDISAN, Silvio Sá, e pela dirigente do sindicato e da FNU, Iara Nascimento.

Ao final, com a presença de representantes das centrais sindicais (Hilton Marioni dos Santos, representante da CTB; e Sérgio Canuto, representante da Força Sindical), a secretária-geral da FNU, Iara Nascimento, leu uma Carta Aberta ao Presidente Lula, pontuando reivindicações dos trabalhadores urbanitários. Estavam representadas também a FNU (Pedro Damásio, presidente); FENATEMA (Chicão, presidente); FURCEN (João Maria, presidente); Federação Urbanitária de Minas Gerais (Everson Tardeli, presidente), e Federação Urbanitária do Sul (Nivaldo Matos).

A Carta Aberta, em seu final, registra: “Companheiro Presidente Lula, os signatários dessa carta desejam seu apoio e sua articulação para o atendimento das expectativas dos que lutam ao seu lado, nessa perspectiva, solicitamos uma audiência para que os urbanitários possam reivindicar a criação de uma secretaria específica para tratar das necessidades dos setores de energia e saneamento”.

» Leia: CARTA ABERTA AO PRESIDENTE LULA (a carta está disponível para adesão de entidades. Acesse aqui para assinar)

Planos de lutas

O conjunto dos dirigentes, durante os três dias de debates, também formularam planos de lutas para os setores de saneamento e de energia elétrica. As ações formuladas incluem a reestatização da Eletrobras e a agenda com o presidente Lula para frear a privatização do saneamento.

Conheça:

. PLANO DE LUTAS SETOR DE SANEAMENTO

. PLANO DE LUTAS SETOR ELÉTRICO

Mesa de discussão e formulação de propostas

Durante o Encontro, os dirigentes do saneamento também formularam a “Plataforma de compromissos – As Eleições Municipais de 2024 e o Saneamento Básico“. Trata-se de uma carta-compromisso aos candidatos(as) a prefeito(a) e vereadores(as) nas eleições deste ano, com a finalidade de assumirem compromissos com o setor de saneamento básico. Futuramente a carta-compromisso será disponibilizada para adesão aos candidatos nas eleições municipais.

» Leia: CARTA COMPROMISSO – ELEIÇÕES MUNICIPAIS E O SANEAMENTO BÁSICO

No último dia do Encontro também foram realizadas as mesas de ‘Análise de Conjuntura’, que teve como convidado o diretor técnico do Dieese, Fausto Augusto Júnior; e sobre a ‘Comunicação dos setores’.

» Leia mais no site da FNU.